Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Museu Hermano José realiza programação da 19ª Semana Nacional de Museus
conteúdo

Notícias

Museu Hermano José realiza programação da 19ª Semana Nacional de Museus

publicado: 05/05/2021 17h53, última modificação: 06/05/2021 13h53
Programação debate o futuro conceitual dos museus e os impactos e desafios de superação da crise gerada pela pandemia nas instituições museológicas
Foto: Aline Lins
Gestão da UFPB visita Museu Casa de Cultura Hermano José em fevereiro deste ano. Foto: Aline Lins

O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará pela primeira vez a sua programação da 19ª Semana Nacional de Museus, evento organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio, às 14h, de forma online, por meio da plataforma Google Meet. Este ano, traz como tema gerador “O futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Para ter direito a certificado, os interessados devem se inscrever no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos).

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo IBRAM que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, bem como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A cada ano, o ICOM (Conselho Internacional de Museus) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, museus do Brasil inteiro estarão voltados a refletir sobre o futuro dos museus e os desafios para recuperá-los e reimaginá-los diante de um contexto de pandemia e pós-pandemia.



O evento chega à sua 19ª edição e o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) integrará as atividades com a realização de duas mesas-redondas, que serão desenvolvidas em sala virtual pelo Google Meet e, posteriormente, disponibilizadas no YouTube.

No dia 18 de maio, acontecerá a mesa redonda “O futuro [conceitual] dos museus”, que irá debater o processo da “Nova Definição de Museu”, desenvolvido pelo Conselho Internacional de Museus, com variadas etapas participativas que seguem até 2022. O debate contará com a participação da historiadora Roberta Saraiva Coutinho (ICOM BR), da artista plástica e professora Rosangela Marques de Britto (UFPA) e do museólogo Paulo Nascimento (Museu do Ouro/IBRAM).

Já no dia 19 de maio, o assunto abordado será “O futuro [pós-pandêmico] dos museus”, que colocará em pauta os impactos da pandemia da Covid-19 nas instituições museológicas, os atuais desafios e as estratégias de desenvolvimento, ação e superação do contexto de crise. Para esse encontro as convidadas serão a historiadora, arqueóloga e museóloga portuguesa Teresa Mourão (Observatório Ibero-americano de Museus e Programa Ibermuseus), a museóloga e musicista Álea Almeida (Museu Villa-Lobos/IBRAM) e a artista visual e gestora Marielle Gonçalves (Coordenação de Museologia Social e Educação/IBRAM).

Os debates serão mediados pelo coordenador do MCCHJ, o produtor e gestor cultural Alexandre Santos. “Ao realizarmos a nossa programação da Semana Nacional de Museus nos alinhamos à agenda nacional do IBRAM e à agenda internacional do ICOM, trazendo debates que refletem as principais preocupações do campo museológico na atualidade. Ao mesmo tempo, compusemos os debates com especialistas oriundos de diversas áreas de formação e atuação, promovendo uma maior interdisciplinaridade das reflexões”, disse Alexandre.


A realização da 19ª Semana Nacional de Museus pelo Museu Casa de Cultura Hermano José faz parte da programação dos projetos de extensão “FormaMus: ações formativas no MCCHJ” e “Comunicação, Informação e Difusão Digital do MCCHJ”, coordenados pelos produtores culturais Alexandre Santos e Felipe Synval, respectivamente, e ambos apoiados pelo Edital PROBEX 2021, da Pró-reitoria de Extensão da UFPB (PROEX).

SERVIÇO

19ª Semana Nacional de Museus - Programação do Museu Casa de Cultura Hermano José

Datas: 18 e 19 de maio

Horário: 14h 

Inscrição: Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), de forma gratuita

* * *
Reportagem: Assessoria de Comunicação com informações da Coordenação do Museu Casa de Cultura Hermano José
Foto: Aline Lins