Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Músicos da UFPB vão participar da organização do Ano Cultural Mestre Sivuca

Músicos da UFPB vão participar da organização do Ano Cultural Mestre Sivuca

Maestro Carlos Anísio e o compositor Adeildo Vieira integrarão comissão estadual
publicado: 13/03/2020 12h45, última modificação: 13/03/2020 12h45
Programação terá shows, eventos comemorativos e lançamento de livros. Foto: Angélica Gouveia

O maestro Carlos Anísio, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o técnico-administrativo, cantor e compositor Adeildo Vieira vão integrar comissão responsável pela organização do “Ano Cultural Mestre Sivuca”, instituído pelo Governo do Estado da Paraíba para este ano, em homenagem a Sivuca, músico de Itabaiana, no Agreste paraibano, falecido em 2006, aos 76 anos.

A decisão aconteceu em reunião nesta sexta-feira (13), na qual a reitora Margareth Diniz recebeu, por meio do secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, um ofício do governador João Azevêdo solicitando nomes da universidade para compor o grupo.

“A representação da UFPB é muito importante por ter pessoas que têm uma história ligada a Sivuca, à música. O curso de Música da universidade é uma referência nacional e mundial. Então, em um ano que a Paraíba vai comemorar o Ano Sivuca, é de fundamental importância a participação e o engajamento da UFPB nessa programação e na construção do programa”, disse o secretário Cláudio Furtado.

A reitora Margareth Diniz destacou a importância de se preservar o acervo de Sivuca e, para isso, está sendo construído na UFPB um centro cultural que irá abrigar o Memorial Mestre Sivuca.

“A viúva de Sivuca, Glória Gadelha, já se dispôs a liberar todo o acervo para a universidade. Essa tratativa já está bem adiantada com o governador do Estado e o professor David Fernandes, diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), que está conduzindo isso junto com o arquiteto responsável pela obra. Eu espero que este ano nós possamos concretizar esses encaminhamentos”, adiantou.

O acervo do memorial compreende arquivos pessoais organizados ao longo de décadas da trajetória artística do músico.

Para o compositor Adeildo Vieira, Sivuca é um personagem importante para a música universal, “um músico de Itabaiana que levou a música para os diferentes lugares do mundo e que abriu o instrumento sanfona para outras expressões, divulgando o instrumento e ampliando as possibilidades dele”.

O presidente da Fundação Casa de José Américo, o escritor e compositor Fernando Moura, que também participou da reunião, explicou que a portaria que cria a comissão será publicada no Diário Oficial do Estado.

Haverá representação das Secretarias de Educação, de Cultura, de Comunicação, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), Empresa Paraibana de Comunicação, Empresa Paraibana de Turismo, Fundação Casa de José Américo, além das três universidades públicas – UFPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Entre as atividades comemorativas do “Ano Cultural Mestre Sivuca”, serão lançados livros, como uma biografia do compositor e uma obra mais técnica voltada para os profissionais da Música, com as partituras de Sivuca. Segundo o secretário Cláudio Furtado, a programação também trará eventos e shows comemorativos, sobretudo no aniversário de Sivuca, celebrado no dia 26 de maio.

Ascom/UFPB