Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Na UFPB, jornada de pesquisa em artes cênicas e colóquio de pesquisa em artes nas escolas começam nesta quinta (3)

publicado: 03/11/2022 14h11, última modificação: 03/11/2022 14h11
Programação dos eventos seguirá até sábado (5), no campus I, em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

A 11ª Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas e o 2º Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas começam nesta quinta-feira (3), nas dependências do Departamento de Artes Cênicas, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa. A programação dos eventos seguirá até sábado (5).

Neste ano, com o tema “Olhares para a pesquisa e o ensino nas artes”, a jornada e o colóquio buscam enfatizar diferentes perspectivas de fazer, ver, pensar e ensinar artes, em suas múltiplas linguagens, permitindo a circulação de conhecimentos, o fortalecimento e a visibilização do campo científico-artístico.

Com o intuito de concretizar perspectivas dialógicas entre ensino e pesquisa, a jornada e o colóquio pretendem também integrar pós-graduação, graduação e Educação Básica e consolidar parcerias acadêmico-científicas e artísticas entre instituições e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O colóquio contará com a participação de pesquisadores como Leda Maria Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Giovanni Covelli Meek, da Universidade de Pamplona/Colômbia; Pedro Lobo, da UFPB e de comunidade indígena potiguara; a artista visual, cineasta, bailarina, coreógrafa e criadora da Cia Étnica de Dança Carmen Luz;  Hélio Fervenza,  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (UFRGS); Daniel Lopes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);  dentre outros convidados.

As mesas temáticas contemplarão dois focos eixos centrais, as cosmopercepções indígenas e afrodiaspóricas no pensar e fazer arte e diferentes perspectivas de ensino nas artes. Além de conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e oficinas, haverá também espaços nas programações dos eventos para apresentações artísticas produzidas em ambientes escolares e por artistas locais e nacionais.

A jornada, iniciativa já tradicional do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, terá comunicação performativa e espaço dado à fruição artística, por meio de parceria com o Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da UFPB, que viabiliza a realização desta 2ª edição do Colóquio de Pesquisa em Artes nas Escolas.

Neste ano, há colaboração com a RedeCorpos/Brasil, associada à Red Latinoamericana de Investigación de y desde los Cuerpos, a fim de construir uma rede de pesquisas/pesquisadores no Brasil e organizar o V Encontro Latinoamericano em 2024, no Brasil.

A realização da jornada e do colóquio tem financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Departamento de Artes Cênicas e do Prof-Artes da UFPB. As atividades dos eventos podem ser acompanhadas através das redes sociais digitais Instagram e Facebook.

Reportagem: Pedro Paz
Foto: Angélica Gouveia