Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Natal no Campus da UFPB diverte e emociona público com atrações e espetáculos
conteúdo

Notícias

Natal no Campus da UFPB diverte e emociona público com atrações e espetáculos

publicado: 20/12/2021 13h40, última modificação: 20/12/2021 13h40
Evento contou com música, teatro, gastronomia, brinquedos e ações solidárias

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, neste domingo (19), a primeira edição do “Natal no Campus”, no estacionamento da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa. Diferentes atrações e espetáculos preencheram a programação do evento, que contou com apresentações musicais e teatrais, feira gastronômica e artesanal, espaço com brinquedos para crianças e ações solidárias. 

O Natal no Campus foi iniciado com momentos de muita diversão e lazer, em que as crianças puderam aproveitar, de forma gratuita, diferentes brinquedos infantis. Uma feira reunindo empreendedores de artesanato e gastronomia também compôs o dia de atrações, com a exposição de peças do artesanato paraibano e venda de itens gastronômicos regionais. 

Entre o público infantil, estavam presentes crianças da comunidade do Riachinho, no bairro Jardim Treze de Maio, e do assentamento Povo Sem Medo de Lutar, do Bairro das Indústrias, em João Pessoa. O Natal solidário da UFPB realizou a doação de alimentos não perecíveis, calçados e livros. 

Nidia Medeiros, professora da Escola Comunitária Sonho de Criança, que atende crianças do assentamento Povo Sem Medo de Lutar, falou sobre o valor social da promoção desse tipo de evento. 

“Ficamos sem palavras quando recebemos o convite da Profa. Ana Berenice, da Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), que também é voluntária de nossa escolinha. Quando os alunos receberam a notícia de que viriam, ficaram muito animados e ansiosos. Para eles, que são crianças de um assentamento, um passeio, um dia diferente como este representa muita coisa”, disse a professora Nidia. “Nós não achávamos que a nossa escolinha teria um alcance tão grande para chegar até a Universidade, mas agora percebemos que muita gente sabe que o nosso projeto é importante”, completou a professora. 

A UFPB disponibilizou um ônibus para trazer as crianças até o evento, que foram recepcionadas e cumprimentadas pelo reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia. Segundo ele, o objetivo da ação foi ofertar à população, nesse contexto adverso de pandemia, cultura e lazer, além de mostrar que a Universidade é um espaço vivo e acolhedor. 

“É o primeiro evento que realizamos para celebrar o Natal no Campus, pois a Universidade é pública e é nesse sentido que aqui precisam passar as pessoas. Muita gente não sabe o que acontece na Universidade”, explicou o Reitor. Para ele, esse contato entre a Universidade e a sociedade também visa estimular que essas crianças e jovens futuramente venham a estudar na UFPB. 

Para Ykaro Brayan, de 12 anos, sua primeira visita à UFPB foi marcada por momentos inéditos. “Eu achei muito legal porque nunca tinha assistido a espetáculos. Também ainda não tinha participado de um evento que nem esse, com tantas atrações. Foi algo novo e muito bom para mim”, comentou o aluno da Escola Comunitária Sonho de Criança. 

Angélica Costa, presidente da ONG “ARC - Ações solidárias”, que atende crianças de 3 a 11 anos da comunidade do Riachinho, também aprovou a realização da solenidade natalina. “A ideia é fantástica. É o primeiro ano do evento e espero que seja o primeiro de muitos porque adoramos a possibilidade de trazer as crianças para a Universidade. São crianças que precisam ter esse aconchego e carinho”, pontuou Angélica. 

O evento foi possível graças à colaboração dos parceiros Instituto Alpargatas, Fecomércio, Creduni, Servgranja, Nova Diagnóstico, Sicredi Evolução, Deputado Eduardo Carneiro e HBF Eventos. Também foi registrado o apoio de voluntários como o estudante de Ciências Biológicas da UFPB, Lucas Silva, que realizou doação de livros. 

“É muito gratificante saber que algo que nós já utilizamos ainda pode ser utilizado e aproveitado por outra pessoa. Esses livros já contribuíram com a nossa formação e agora queremos que outros possam utilizá-los de forma a contribuir com o seu desenvolvimento pessoal”, destacou o discente. 

Com direção de Edilson Alves, o espetáculo infantil “Troca-se histórias por brincadeiras”, da Arretado Produções, também divertiu o público com uma narrativa dinâmica e lúdica sobre a história do velho palhaço Dengoso e de seu sobrinho Pitoco. 

Na música, o Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) apresentou composições de Tom Drummond e Daniel Pina, que cantaram ao som de violino (Rodrigo Eloy e Emmanuel de Carvalho), viola (Luiz Carlos), violoncelo (Lucas Almeida) e contrabaixo (Victor Mesquita). 

Após a apresentação do quinteto da OSUFPB, o Balé Popular da UFPB emocionou o público com um espetáculo de inúmeras coreografias, dirigido por Maurício Germano, contando a história do nascimento do menino Jesus. 

“Quando fiquei sabendo do evento, atenta às atrações culturais, pensei em trazer minha filha. Muito do que é desenvolvido na UFPB é pensando na população. Esse tipo de projeto faz com que a comunidade chegue até a Universidade, integrando-se de forma necessária”, afirmou Itania Kalenya Nunes, servidora do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). 

O evento, que também contou com o carro da Editora UFPB para doação de livros ao público, foi concluído com o Auto de Natal e a chegada do bom velhinho Papai Noel, que encantou as crianças, distribuiu presentes e tirou as tradicionais fotos com a garotada. Todas as atividades seguiram os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara e álcool a 70%.

***

Reportagem: Mariani Idalino

Edição: Aline Lins

Fotos: Mariani Idalino, Aline Lins e Oriel Farias