Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB ministra curso de Direitos Humanos para moradores do Castelo Branco

UFPB ministra curso de Direitos Humanos para moradores do Castelo Branco

publicado: 23/04/2019 08h13, última modificação: 23/04/2019 16h12

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (NCDH/CCHLA/UFPB), em parceira com a Associação de Moradores do Castelo Branco (AMCAB), em João Pessoa, está realizando o “Curso de Direitos Humanos” para os moradores daquela comunidade.

De acordo o coordenador do NCDH/UFPB, professor Paulo Moura, o objetivo principal do curso é promover uma discussão sobre Direitos Humanos com os moradores e convidados. Ele disse que existe uma preocupação em conscientizar sobre a importância dos Direitos Humanos. “Nesse sentido, procuramos atender a uma demanda da associação que procurou o Núcleo para ministrar esse curso”, comentou Moura.

Funcionária pública e residente no Castelo Branco, Maria da Penha Bernardo disse que o curso é de grande importância não somente para ela, mas para qualquer outra pessoa que venha participar, pois amplia seu conhecimento sobre seus direitos e deveres, sobretudo no momento em que vários de seus direitos conquistados há 20 anos estão sendo tirados a cada dia. “A Associação está de parabéns e os moradores só têm a ganhar por essa iniciativa”.

Rodolfo Grisi, que é autônomo e bacharel em direito, disse que antes o bairro do Castelo Branco era muito carente em informação, em lazer e interação social. Esse o curso está facilitando a compreensão das pessoas menos esclarecidas, menos favorecidas social e economicamente sobre o que são os direitos humanos, muitas vezes distorcidos. “Acho importante essa parceria da Associação com a UFPB em promover o conhecimento, pois é como afirma um ditado: ‘O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano’”, observou Grisi.

O presidente da AMCAB, Lindemberg Brito, comentou que o objetivo da parceria da Associação com o NCDH/UFPB é trazer informações sobre cidadania, direitos humanos e sobre as inúmeras negações de direitos que estão acontecendo atualmente em nosso país. Ele explicou que a Associação dos Moradores do Castelo Branco é um vetor de desenvolvimento comunitário, tem como sua linha de atuação a educação, os direitos humanos e construir uma sociedade melhor.

Segundo Lindemberg Brito, atualmente o trabalho da AMCAB está voltado a construir e acionar as políticas públicas existentes no bairro para seus moradores e para além do bairro Castelo Branco. “Estamos trazendo palestras contra o tráfico de pessoas, a serem ministradas nas escolas; desenvolvendo um trabalho de política comunitária preventiva em saúde e preventiva em segurança com a Unidade de Polícia Comunitária, entre outras atividades e ações”, concluiu Lindemberg.

Ministrado pela professora Nazaré Zenaide e pelos professores Paulo Moura e João Batista, do NCDH/UFPB, o Curso em Direitos Humanos terá uma carga horária de 15 horas-aula. A sua temática foi elaborada a partir de uma oficina pedagógica com a participação de todos os alunos. O curso acontece nas segundas-feiras das 14h às 17h; foi iniciado no dia primeiro deste mês e seu término está previsto para o dia 6 de maio.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7468.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral