Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota pública do Consuni sobre Eleições nas Universidades

Nota pública do Consuni sobre Eleições nas Universidades

O Conselho Universitário da UFPB aprovou, em sua ultima reunião, nota sobre indicação dos reitores das Universidades
publicado: 12/09/2019 14h44, última modificação: 12/09/2019 14h47

A Universidade Pública é um patrimônio do povo brasileiro. Nos últimos anos, diversos governos contribuíram para instituir uma tradição na forma de escolha dos dirigentes máximos das Universidades Públicas brasileiras: o acolhimento, por parte da Presidência da República, do primeiro nome indicado na lista tríplice formada pelos Conselhos Superiores destas instituições. Contudo, nos últimos meses, temos observado a quebra desta tradição.

O caso mais recente foi o da Universidade Federal do Ceará, uma das maiores Universidades do Nordeste e do país, onde o terceiro colocado (com votação bem menor do que os outros dois candidatos) foi o nomeado pelo Sr. Presidente da República. Externamos, portanto, nossa preocupação com esses fatos, entendendo que a vontade da comunidade universitária, expressa por meio de seus Conselhos Superiores, é o caminho mais justo e democrático para o preenchimento do cargo de dirigente máximo destas instituições.