Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novo ônibus circular da UFPB inicia trajeto entre o Campus I, em João Pessoa, e o Centro de Ciências Jurídicas, em Santa Rita

publicado: 04/10/2022 17h16, última modificação: 04/10/2022 17h16
Serão atendidos diariamente 55 alunos

Foto: Angélica Gouveia

A partir de hoje, (04) a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passou a oferecer transporte institucional interligando duas unidades do Campus I da UFPB, nas cidades de João Pessoa e Santa Rita. O Circular passa a atender alunos do Centro de Ciências Jurídicas de Santa Rita que, residindo em João Pessoa, locomovem-se diariamente para as aulas do curso de Direito.

De acordo com a Superintendência de Logística e Transportes (SULT), o transporte será ofertado com saída do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), em João Pessoa, duas vezes ao dia: às 6h30, com chegada a Santa Rita às 7h; e às 17h, com chegada às 17h30 a Santa Rita. No percurso de volta o circular sairá do CCJ, em Santa Rita, às 13h, e às 22h20 segue percurso ininterrupto até o CCHLA.

Pela manhã serão atendidos diariamente 33 alunos, e no período da noite 22. Os estudantes que podem usufruir do serviço foram selecionados pelo CCJ após uma consulta aos discentes interessados no serviço, dando prioridade aos estudantes assistidos pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape).

Segundo o Superintendente de Logística e Transportes, Fagner Patrício dos Santos, foi há cerca de um mês que se intensificaram as tratativas entre a SULT, o CCJ em Santa Rita, representado pelo professor Clóvis Marinho de Barros Falcão, coordenador do curso de Direito na unidade, e o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, visando a implementação do serviço.

“O Reitor viu a necessidade dos alunos carentes de lá, que precisam desse transporte, e resolveu ativar o serviço, foi ideia dele colocar para lá o ônibus. É um ganho muito grande, tanto o circular que a gente colocou dentro da UFPB e interligando ao CTRD, que era um pedido dos alunos, e agora é uma vitória colocar um segundo ônibus para o CCJ de Santa Rita. Nós já havíamos tentado e não conseguimos, e agora, com o apoio da Reitoria, do Reitor sempre pensando nos alunos, isso foi possível”, afirmou.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, explica que essa medida tem o intuito de beneficiar os estudantes e amplia uma ação que já vem sendo implementada no Campus I. Segundo ele, o que motivou a disponibilização do ônibus foi o objetivo de interligar as unidades que integram o Campus I da Instituição.

“A ideia de unir duas unidades do Campus I – Castelo Branco a Santa Rita – já se concretiza em termos da união entre Castelo Branco e Mangabeira. Então, o que nós estamos fazendo é expandindo esse serviço dentro de um mesmo campus, no caso o Campus I, para que os nossos estudantes tenham acesso a essa unidade que é um pouco mais retirada, na cidade vizinha, e com isso facilita para aqueles que tenham essa dificuldade orçamentária, que não disponham dos recursos, possibilitando esse apoio ao estudante, sobretudo vulnerável, para que possa ter acesso sem qualquer dificuldade”, disse o Reitor.

O Prof.  Clóvis Marinho de Barros Falcão, do CCJ, afirma que um transporte da Universidade gratuito representa uma integração da comunidade acadêmica da unidade de Santa Rita com o Campus I da UFPB, e é bem recebido pela unidade.

“De um ponto de vista mais prático, diminui sensivelmente os custos de transporte dos nossos estudantes. Hoje a maior parte dos nossos estudantes mora na capital, e os custos com transporte para a nossa unidade representavam para vários deles uma fração importante da renda familiar. Trata-se de uma iniciativa fundamental para mitigar a evasão”, disse.

De acordo com o comunicado nº 27/2022 da Prape, os estudantes contemplados com o auxílio transporte que foram selecionados para utilização do serviço do circular para o CCJ Santa Rita devem requerer o cancelamento do auxílio caso realizem a opção pela utilização do ônibus circular.

O estudante que desejar obter mais informações sobre o serviço de ônibus circular gratuito para o CCJ Santa Rita pode entrar em contato pelo e-mail direitosantarita@ccj.ufpb.br ou pelo telefone 3216-7877.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins