Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Novo perfil profissional do contador marca 60 anos de Ciências Contábeis da UFPB

Nos últimos anos, o contador deixou de calcular impostos para tomar decisões
publicado: 14/08/2020 17h11, última modificação: 14/08/2020 17h23
Diminuir a retenção e a evasão, alcançar a avaliação máxima do MEC e ampliar os convênios e parcerias são os principais desafios do curso de Ciências Contábeis da UFPB nos próximos anos. Foto: Pinkypills/iStock

Novo perfil do profissional contador marca os 60 anos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comemorados nesta última terça-feira (11). Se no início da década de 1960, os contadores eram especializados no cálculo de impostos, agora, têm assumido a competência de tomar decisões.

“Estamos migrando para um novo perfil de profissional. Sai o especializado na escrituração e cálculo de impostos e entra um com competências para tomada decisão, avaliação de negócios, integrado às inovações tecnológicas. É provável que façamos mais mudanças nesse sentido, em breve”, avalia o professor Dimas Queiroz.

Recente reestruturação do curso culminou na abordagem de disciplinas voltadas para as novas tendências do mercado. A de Avaliação de empresas, por exemplo, foi inserida na matriz curricular. Os professores de Ciências Contábeis da UFPB também têm, cada vez mais, flertado com a inteligência artificial em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Também aplicamos a avaliação de empresas na área pública, com a participação de órgãos estatais, já que temos os professores Josedilton, Rossana e Matheus vinculados ao Tribunal de Contas e à Receita Federal”, conta o docente Wenner Lucena.

Na extensão, o curso de Ciências Contábeis da UFPB possui mais de dez projetos, com destaque para os da linha de educação financeira e prestação de serviços para empresas, por meio do Núcleo Contábil.

No que se refere à pesquisa científica, principalmente as desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB, têm mirado a análise de dados (Big Date), por meio de machine learning, aprendizagem automática através de software, nas áreas de Contabilidade Comportamental e Finanças Comportamentais.

“Muitos falam que a profissão do contador irá ser extinta nos próximos anos, mas nós, que lidamos cotidianamente com a contabilidade, observamos que isso nunca acontecerá”, garante Wenner Lucena.

O professor explica por que não: “vivenciamos, nos anos 2000, um movimento parecido, dizendo que a contabilidade iria acabar, que o "boom" dos computadores iria substituir os contadores. Acabou? Não. Muito pelo contrário. Veio mais forte e é o que esperamos nesses próximos 60 anos. Continuaremos fazendo da UFPB uma instituição com excelência nas Ciências Contábeis”.

Desafios

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFPB, professor Moisés Almeida, dois dos principais problemas, hoje, são a retenção e a evasão. Atualmente, há 952 estudantes com matrícula ativa, mas deveria haver 800. Por semestre, entram 100 novos alunos, mas só se formam 50.

“Além de diminuir a retenção e evasão, desejamos melhorar nossa avaliação perante o Ministério da Educação (MEC). Temos conceito 4,0 e desejamos obter 5,0, que é a avaliação máxima. Para isso, precisamos incentivar e melhorar a participação de nossos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)”.

Ampliar convênios e parcerias é outra meta. “Empresas de auditoria sempre entram em contato com nossa coordenação, porque gostam do perfil dos nossos alunos. Queremos ampliar esses laços, viabilizar bons estágios, fornecer mão-de-obra qualificada e atrair contrapartidas para o curso”, sentencia Moisés Almeida.

O curso de Ciências Contábeis da UFPB é mantido pelo Departamento de Finanças e Contabilidade, que conta, na contemporaneidade, com 46 docentes efetivos. A decana do departamento, professora Maria das Graças Nóbrega de Almeida, possui 42 anos de docência.

Nestes 60 anos de atividades, a graduação passou por quatro reformulações curriculares, em 1974,1994, 2006 e 2016. Hoje, tem carga horária mínima de 3.060 horas, que devem ser cumpridas entre oito e 12 períodos letivos.

O curso de Ciências Contábeis da UFPB funciona nos turnos matutino e noturno. De 1977 a 2019, formou 4.750 profissionais. Conheça mais o bacharelado por meio de seu endereço eletrônico.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB