Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica da UFPB lançará, nesta sexta-feira (20), livro sobre atendimento online

publicado: 19/05/2022 13h05, última modificação: 19/05/2022 18h25
A obra traz reflexões clínicas, teóricas e metodológicas das experiências do Naepsi durante a pandemia da Covid-19

Para seguir desempenhando as atividades do Plantão Psicológico ao longo dos últimos dois anos de pandemia, o Núcleo de Acolhimento e Escuta Psicológica - Naepsi, projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve que se reinventar e se adaptar ao formato online. Agora, as experiências e aprendizados desse período serão compartilhados com a comunidade da psicologia por meio do livro Plantão Psicológico e Saúde Mental: Acolhimento online em tempos de crise, que será lançado no dia 20 de maio.

O evento de lançamento da obra vai ocorrer por transmissão no Canal de YouTube do núcleo, a partir das 20h. Publicado pela editora FI, o livro estará disponível online, gratuitamente, a partir do dia 17 de maio, no site da editora. No mesmo site será possível solicitar a obra impressa, mediante pagamento dos custos da impressão e frete.

A obra foi organizada pela Profa. Sandra Souza da Silva, do Departamento de Psicologia da UFPB, e coordenadora e criadora do Naepsi. A obra traz reflexões clínicas, teóricas e metodológicas das experiências do Naepsi nos dois anos de pandemia da Covid-19 e de trabalho exclusivamente remoto, tematizando o serviço de Plantão Psicológico como recurso para prevenção e promoção da saúde mental em tempos de crise.

Para a organizadora da obra, realizar o lançamento do livro tem um significado especial, “primeiramente, revela que mesmo em tempos tão sombrios, as tendências ao crescimento e à inovação podem ser acionadas em prol do cuidado e da atenção ao humano. Em segundo lugar, representa, de certo modo, o marco de um processo de desenvolvimento de um projeto de extensão que, ao completar 10 anos de atuação, precisou se reinventar e se atualizar de acordo com as demandas sociais contemporâneas”, disse a professora Sandra Souza.

Dividido em 06 capítulos, o livro conta os resultados em relatos e dados da experiência da oferta de um plantão psicológico durante a pandemia, por meio de temas como os desafios do plantão psicológico; saúde mental e crise humanitária; estruturação do setting terapêutico online; a aprendizagem significativa no formato online, dentre outros.

Os 18 autores dos capítulos são extensionistas, estagiários, professores e profissionais do grupo, que participam ativamente do projeto, como plantonistas, assessores das comissões ou pesquisadores.

O Livro também foi pensado para comemorar os dez anos do projeto, completados em 2021, ao longo dos quais já realizou mais de 3 mil atendimentos. “A maior relevância desse momento é sinalizar a expansão de um campo de atuação bastante promissor no que se refere à clínica social, por meio do serviço do Plantão Psicológico, voltado à promoção da saúde mental”, completa Sandra Souza.

Sobre o projeto Naepsi

O Naepsi é um projeto de extensão da UFPB, vinculado ao Departamento de Psicologia, que atua desde 2011. Atualmente, o grupo é formado por acadêmicos de Psicologia, Psicólogos e uma assessora de comunicação.

Com os alunos extensionistas, o projeto atua em duas frentes: a primeira é colocar o estudante já diante das questões do atendimento clínico; a segunda, como se trata da ênfase na relação, trabalhar as questões pessoais do próprio aluno envolvido no projeto.

Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento psicológico emergencial, caracterizado por uma escuta sensível, aberto à comunidade, numa perspectiva de acolhimento do sofrimento humano, abrigando qualquer demanda. Tem como foco acolher pessoas em ocasiões de crise ou em qualquer outro problema onde haja a necessidade de facilitação no processo de escuta.

Nos atendimentos, o projeto utiliza a abordagem centrada na pessoa, criada pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers, lançando um olhar para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo e seu processo de reorganização psíquica. Mais informações sobre os atendimentos do Naepsi podem ser acessadas no perfil de Instagram do núcleo.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui com informações do Naepsi
Edição: Aline Lins