Notícias
Núcleo UFPB da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos realiza evento online nesta quarta (28)
No dia 28 de junho, a Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do núcleo sediado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza o evento Diálogo Inter/nacional sobre Educação e Aprendizagem de Adultos que versará sobre o tema “Marco de ação de Marrakech enquanto política pública”. O encontro, cuja participação é gratuita, é direcionado a pesquisadores, educadores e gestores de EJA. Terá início às 15h e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O evento foi organizado pelos professores do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação (CE) da UFPB Daniele Dias, membro integrante da Cátedra UNESCO de EJA; e Timothy Ireland, coordenador da Cátedra UNESCO de EJA.
O objetivo do evento é proporcionar o diálogo sobre o Marco de Ação de Marrakech, uma vez que, de acordo com a professora Daniele Dias, “dialogar sobre o Marco é essencial para identificação de possibilidades e limitações do Brasil e da América Latina na superação de questões referentes à Educação ao longo da vida de pessoas jovens, adultas e idosas”.
O Marco de Ação de Marrakech foi o documento aprovado no final da VII Conferência Internacional de Educação de Adultos (VII CONFINTEA), realizada em Marrakech, Marrocos, em junho de 2022. O documento contém recomendações para orientar as políticas de aprendizagem e educação de adultos ao longo dos próximos 12 anos. Participaram da Conferência representantes de 142 estados membros da UNESCO, além de organizações da sociedade civil, parceiros sociais, agências das Nações Unidas, agências intergovernamentais, juventude e setor privado.
Participarão do diálogo Claudia Borges Costa, Diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação; Rosy Zúñiga, do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL); Nelsy Lizarazo, da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação (CLADE); e Mônica da Conceição Gomes Silva, dos Fóruns de EJA do Brasil.
Os participantes que realizarem a inscrição por meio do site do evento receberão certificado de participação com carga horária de 3 horas.