Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Núcleos de pesquisa em consolidação da UFPB são selecionados em edital da Fapesq

publicado: 23/12/2022 18h31, última modificação: 23/12/2022 18h31
Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saúde e Nutriçao (NIESN)

A Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgaram o resultado final do edital de Apoio à Execução de Projetos de Núcleos em Consolidação de Pesquisas Científicas, Tecnológicas e de Inovação. No total foram aprovadas 43 propostas de Programas de Pós-graduação, sendo 26 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Das 31 propostas aprovadas dentro do limite orçamentário e que receberão financiamento, 20 são da UFPB, e as demais contemplaram Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A chamada visa dar suporte financeiro aos trabalhos dos núcleos que buscam a consolidação em suas áreas de pesquisa e que sejam vinculados a programas de pós-graduação, instituições de ensino superior ou de pesquisa sem fins lucrativos, no Estado da Paraíba; e que tenham conceito 3 ou 4 na avaliação da CAPES.

As propostas da UFPB aprovadas no edital e que serão contempladas com financiamento representam núcleos em consolidação de 13 programas de pós-graduação: Informática, Ciências da Nutrição, Energias Renováveis, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciência do Solo, Engenharia Mecânica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências da Nutrição, Serviço Social, Engenharia Elétrica, Biologia Celular e Molecular, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciências Fisiológicas e Educação.

Núcleos em consolidação são grupos de pesquisa já estabelecidos ou em fase inicial de implantação, liderados por pesquisadores com capacidade de produção científica, tecnológica e de inovação reconhecida, além de histórico de projetos, publicações e orientações, geradores e transformadores do conhecimento científico tecnológico.

A primeira colocação da seleção ficou com o Grupo de Logística e Otimização (LOG), vinculado ao Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LASER) do Centro de Informática (CI), da UFPB. O Núcleo está ligado à Pós-Graduação em Informática e o grupo estuda problemas complexos de Otimização Combinatória, com ênfase na área de Logística, buscando prescrever soluções analíticas eficientes baseadas em modelos matemáticos e algoritmos avançados.

O projeto selecionado foi  “Modelos e algoritmos inteligentes para apoio à tomada de decisão em Logística 4.0”. Conforme o professor Anand Subramanian, o objetivo é propor algoritmos inteligentes fundamentados em otimização matemática e busca heurística que resolvam problemas de roteamento de veículos no contexto da Logística 4.0, “como, por exemplo, o problema de rebalanceamento de estações em sistemas de compartilhamento de bicicletas, com o intuito de contribuir para a maior eficiência da mobilidade urbana em cidades inteligentes”, explicou.

O programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição recebeu a segunda maior nota na seleção com o projeto “Desigualdades no consumo alimentar da população paraibana entre 2008-2018: Formulação de uma agenda estadual de alimentação e nutrição e aprimoramento das ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável”, proposta do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saúde e Nutrição (NIESN).

O projeto aprovado vai avaliar o consumo alimentar da população paraibana entre os anos 2008 e 2018, considerando as desigualdades socioeconômicas, para formular uma agenda de prioridades em alimentação e nutrição e de qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado da Paraíba, para as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS).

Rodrigo Pinheiro Vianna é professor e foi o proponente do projeto. Ele comenta que o NIESN foi criado em 1980 e objetiva promover a produção do conhecimento científico nas áreas de saúde e nutrição, mediante ações integradas de planejamento, fomento e execução de projetos de pesquisas clínicas e epidemiológicas. “Atualmente o grupo abriga dois grupos de pesquisa, o primeiro cadastrado no CNPq e o segundo em fase de construção que são o Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Saúde e o Observatório das desigualdades em alimentação e nutrição”.

O núcleo em consolidação do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS, ligado à Pós-graduação em Engenharia Mecânica, foi um dos projetos contemplados pelo edital. De acordo com o professor Heber Pimentel Gomes, o projeto “Eficiência energética e controle de perdas de água em sistemas de abastecimento urbano” tem como objetivo utilizar tecnologias avançadas de controle operacional com inteligência artificial para reduzir o consumo de água e de energia em sistemas urbanos de abastecimento.

Prof. Heber Pimentel Gomes

Ele também conta que o LENHS foi implantado com o objetivo de ser um centro de referência para as companhias de saneamento do Brasil, transferindo tecnologias que possam ser aplicadas para melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água e esgotamento sanitário.

As propostas apoiadas pela Fapesq deverão ser totalmente executadas em até 24 meses.

Clique aqui e confira a lista dos projetos selecionados no edital de Apoio à Execução de Projetos de Núcleos em Consolidação de Pesquisas Científicas, Tecnológicas e de Inovação.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins