Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Observatório Paraibano de Jornalismo da UFPB promove mesa redonda sobre desinformação e democracia

publicado: 03/08/2022 17h23, última modificação: 03/08/2022 17h23
Palestra acontece na sede do Ministério Público Federal (MPF), em João Pessoa

Foto: Angélica Gouveia

No dia 4 de agosto acontece a mesa redonda “Desinformação,  democracia e letramento midiático”. O evento é promovido pelo Observatório Paraibano de Jornalismo, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pelo Ministério Público Federal (MPF), Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac-PB) e pelo Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.

Letramento midiático é a habilidade para compreender como funcionam as mídias e os produtos informacionais. A mesa redonda terá a palestra da professora Eliara Santana, pesquisadora do Observatório das Eleições e da Democracia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em estágio de pós-doc, e que desenvolve pesquisas sobre o sistema de informação no Brasil e as estruturas da desinformação no Brasil. Eliara também é pesquisadora do IEL/Unicamp e do Grupo de Pesquisa Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais da UFPB.

O evento ocorrerá na sede do Ministério Público Federal (MPF), às 13h30, localizado na Avenida Epitácio Pessoa. Para participar é necessário realizar uma inscrição gratuita por meio de formulário eletrônico. Os primeiros inscritos receberão a cartilha Desinformação: Ameaça ao Direito à Comunicação Muito Além das Fake News, produzida pelo Coletivo Intervozes, em 2019, para discutir o impacto desse fenômeno na política e na vida social.

A mesa redonda tem por objetivo discutir com o público paraibano o fenômeno da desinformação, que tem atingido as democracias em diversos países. São esperadas presenças de representantes dos diversos segmentos da sociedade atingidos pelas fake news, como movimentos sociais, organizações de comunicação, órgãos públicos e diversas entidades. A palestrante, Eliara Santana, também é jornalista e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC-MG, com especialização em análise do discurso.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins