Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Oficina e distribuição de livro sobre meditação integrativa nesta quinta (16)

Oficina e distribuição de livro sobre meditação integrativa nesta quinta (16)

A prática é uma das técnicas da Terapia Vibracional Integrativa
publicado: 14/05/2019 18h51, última modificação: 14/05/2019 18h53
Créditos: Divulgação

O Projeto Cuidar-se da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove oficina gratuita e distribuição do livro “A prática da meditação integrativa na terceira idade: um estudo sobre educação popular e saúde” nesta quinta-feira (16), a partir das 14h, na Capela Ecumênica da instituição, no campus I, em João Pessoa.

A publicação é resultado da pesquisa de pós-doutorado do pesquisador Adilson Marques, realizada entre 2015 e 2016, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O livro aborda a criação da Terapia Vibracional Integrativa (TVI), particularmente da Meditação Integrativa, uma das técnicas que compõe a TVI, na ONG Círculo de São Francisco, na cidade de São Carlos/SP, a partir das referências teóricas da educação popular freireana e sua prática junto a um grupo de idosos entre os anos de 2007 e 2015.

A Terapia Vibracional Integrativa (TVI) reúne técnicas de imposição de mãos, chi Kung e meditações guiadas espiritualistas. Foi sistematizada entre os anos de 2001 e 2003 e é similar ao Reiki, Johrey, Cura Prânica e outras, mas com suas próprias especificidades.

Desde 2003 é ensinada gratuitamente, no Brasil e em Portugal, com mais de sete mil pessoas capacitadas para utilizar as técnicas. Sua difusão é realizada pela ONG Círculo de São Francisco, criada em 2003 para essa finalidade.

Uma versão do estudo foi publicada pelo projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS (VEPOP/SUS), parceria entre a UFPB e o Ministério da Saúde, em 2018. Mais informações pelo telefone (83) 3216.7793.

Ascom/UFPB