Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra de Violões da UFPB lança vídeo com a música The Entertainer
conteúdo

Notícias

Orquestra de Violões da UFPB lança vídeo com a música The Entertainer

publicado: 12/02/2021 10h47, última modificação: 12/02/2021 10h52
Material está disponível no canal do conjunto no Youtube

Foto: Divulgação

A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB), projeto de extensão do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou nesta sexta-feira (12) um vídeo com vários membros interpretando a música The Entertainer, uma composição instrumental do gênero Ragtime criada por Scott Joplin em 1902. O material foi produzido pela Orquestra neste período de pandemia e disponibilizado no canal da OVPB no YouTube.

De acordo com Carla Pereira dos Santos, professora e orientadora do projeto, a ideia para a gravação do vídeo surgiu com a suspensão das aulas e atividades acadêmicas em 2020.

“O objetivo da gravação é manter o grupo ativo e produzindo música mesmo diante da situação triste que estamos vivendo, assim como levar ao público nosso trabalho de performance, já que não foi possível cumprir nossa agenda de apresentações”, contou a professora.

A produção do vídeo foi realizada entre os meses de julho e dezembro de 2020. Além de Carla Santos, o conteúdo audiovisual teve a regência do maestro Tom K. A edição de áudio ficou por conta do bolsista de extensão, Danyel Costa, e a edição de vídeo ficou a cargo da empresa Mingareli Comunicações.

“Cada integrante gravou de sua casa. Depois, juntamos tudo, editamos o áudio e imagem e o resultado é esse grande vídeo. A Orquestra mostra com esse vídeo que é possível trabalhar, fazer arte e surpreender apesar das adversidades impostas pela pandemia. A música prevalece sempre”, explicou Sérgio Aires, técnico em música do Departamento de Educação Musical do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (DEM/CCTA/UFPB).

No momento, a Orquestra de Violões está atuando de maneira remota, em ambiente virtual. A professora Carla Santos conta que o desafio e as dificuldades foram grandes, sobretudo as técnicas para aprenderem o processo e os recursos.

“Diferentemente de uma aula, a orquestra exige ensaios e a presença para que possamos tocar simultaneamente. Infelizmente, ainda não há recurso tecnológico que nos possibilite que isso aconteça de forma síncrona, então tivemos a ideia de realizarmos a gravação. Assim, continuaremos fazendo música em grupo, sendo que de uma outra perspectiva”, relata a professora.

Ela adianta que o próximo vídeo será com a música Araticum, uma composição dos integrantes do projeto, Lucas Gaião e Samma Mendonça.

“Esperamos com esse trabalho continuar motivando os integrantes e esperamos chegar ao público apreciador da OVPB”, concluiu Carla.

Também fizeram parte da produção Vanildo Marinho, Sérgio Aires Filho, Samuel Alves (spalla), Lucas Almeida, Piettro Bezerra, Mariana Bulhões, Ivanildo Dantas, Paulo Guilherme, Ricardo de Andrade, Hermano de Paula e Eraldo Kelvin.

É possível acompanhar todas as atividades do grupo através do canal no YouTube.

* * *
Reportagem: Carlos Germano
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação