Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB encerra temporada com concerto natalino

Orquestra Sinfônica da UFPB encerra temporada com concerto natalino

publicado: 14/12/2022 13h47, última modificação: 14/12/2022 13h47
Evento acontece nesta sexta-feira (16), às 20h

Foto: Divulgação/Música Para Todos

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerra sua temporada de 2022 apresentando o tradicional concerto natalino, desta vez com a participação especial do Coro de Câmara de Campina Grande e estará sob a regência do maestro convidado Vladimir Silva. O evento acontece nesta sexta-feira (16), às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB.

A entrada é gratuita e o acesso obedecerá a ordem de chegada até o limite da Sala. É recomendado o uso de máscara pela Comissão Institucional de Biossegurança da UFPB.

Além da participação do Coro de Câmara de Campina Grande, o concerto, que terá cerca de uma hora de duração, também contará com músicos convidados que complementarão a Orquestra para garantir a sonoridade exigida pelas obras apresentadas. O resultado da orquestração lembra os musicais da Disney, é o que assegurou o maestro Vladimir Silva, que vai reger o concerto como maestro convidado.

O repertório deste concerto traz em sua primeira parte um recorte do Oratório Messiah, de Hendell, contemplando a abertura e mais quatro movimentos desta obra, que são muito conhecidos em todo o mundo. Já na segunda parte serão executados clássicos da música sacra e popular com motivos de natal em diferentes idiomas, também conhecidos e cantados em todos os cantos do mundo onde se comemora o nascimento do Menino Jesus. Nesta segunda parte, os arranjos para coro são assinados pelo professor Ângelo Fernandes, da Unicamp, e a escrita orquestral fica por conta do arranjador Fernando Barreto.

Neste ano em que passaram a ser possíveis as atividades presenciais, a OSUFPB encerra a temporada contabilizando 25 concertos apresentados, contemplando desde o repertório tradicional de orquestra até concertos comemorativos e populares, inclusive com a obra e a participação de artistas paraibanos da cena musical independente.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta 21 músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Reportagem: Lamusi/UFPB
Edição: Aline Lins