Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto de carnaval nesta sexta (14), no Santa Roza
conteúdo

Notícias

Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto de carnaval nesta sexta (14), no Santa Roza

Apresentação terá a participação da banda Aquariana e do Coro de Câmara Villa-Lobos
publicado: 12/02/2020 18h20, última modificação: 12/02/2020 18h20
As bailarinas Valéria Vicente e Thaismary Ribeiro acompanharão a banda com passos de frevo. Foto: Divulgação

As bailarinas Valéria Vicente e Thaismary Ribeiro acompanharão a banda com passos de frevo. Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abre a temporada de 2020 nesta sexta-feira (14), com um grande concerto de carnaval, no Theatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa.

A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita, e contará com a participação especial da Banda Aquariana e do Coro de Câmara Villa-Lobos. Os ingressos serão distribuídos no local, uma hora antes do início da apresentação.·.

Regente e arranjador, o maestro Carlos Anísio, que dirige o Coro de Câmara Villa-Lobos, explica que será um concerto único. Ele assegura que a presença do Coro de Câmara Villa-Lobos garantirá o lirismo poético dos frevos de bloco e frevos canção, tradicionais do carnaval pernambucano, de compositores como Capiba e Nelson Ferreira.

Segundo o maestro, o evento será maior do que o ocorreu no ano passado, no Centro de Vivência do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa, quando surgiu a proposta.

"Dessa vez, nós estamos chamando a Aquariana, que é uma orquestra de sopros, então vai ter um grupo bem maior, um repertório também mais amplo, mais eclético, abordando os maiores clássicos do frevo e frevos novos, compostos agora", adianta Carlos Anísio.

Para o concerto, a Banda Aquariana contará com a participação de Telles Ian, nos saxofones e clarineta; Jônatas Silveira nos saxofones; e Estêvão Gomes, no trompete e fluguelhorn.

A apresentação também vai contemplar a dança como elemento indissociável do carnaval, trazendo, sobretudo, os tradicionais passos do frevo. Para isso, a direção do concerto convidou as bailarinas Valéria Vicente e Thaismary Ribeiro, que trarão esses movimentos para a noite sinfônica de folia.

A apresentação tem o apoio da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), que cedeu o Theatro Santa Roza. O maestro Carlos Anísio alerta que, devido à capacidade de lotação do teatro, o público deve comparecer uma mais cedo, para garantir o ingresso.

Ascom/UFPB