Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB recebe maestro Ricardo Ballestero nesta sexta (6)
conteúdo

Notícias

Orquestra Sinfônica da UFPB recebe maestro Ricardo Ballestero nesta sexta (6)

Regente também atuará como solista em peças de Mozart e de Ernst Bloch
publicado: 05/12/2019 18h46, última modificação: 05/12/2019 18h48
Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP). Crédito: Divulgação

Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP). Crédito: Divulgação

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá o maestro e pianista paulistano Ricardo Ballestero nesta sexta-feira (6), a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa, para o seu vigésimo e penúltimo concerto desta temporada.

O regente também será o solista do “Concerto K. 414 para piano e orquestra de cordas”, de W. A. Mozart, e do “Concerto Grosso no. 1 para piano e orquestra de cordas”, de Ernst Bloch. A entrada é gratuita.

Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde tem lecionado redução de partituras, repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara.

Ele atuou como docente na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatorio Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha) e Universidad Nacional de Tucumán (Argentina).

É Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04, no qual estudou regência com Patrick Summers.

Já colaborou com renomados instrumentistas como Ray Chen, Alex Klein, Kim Bak Dinitzen, Hansjörg Schellenberger, Atar Arad e Erling Blöndal Bengtsson. Atua regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro.

Já performou como pianista ensaiador para cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers.

Ascom/UFPB