Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Otimização em sistemas inteligentes aplicados à saúde é tema de live com docente da UFPB
conteúdo

Notícias

Otimização em sistemas inteligentes aplicados à saúde é tema de live com docente da UFPB

publicado: 06/05/2021 17h01, última modificação: 06/05/2021 17h03
Palestra acontece às 19h desta quinta-feira (6), em canal do YouTube

Foto: Angélica Gouveia

O diretor do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Lucídio Cabral, ministrará a palestra “Otimização em Sistemas Inteligentes Aplicados à Saúde”, nesta quinta-feira (6), dentro da série ‘Personalidades Acadêmicas’, promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A live será realizada por meio de canal do YouTube, às 19h.

A ação terá como interlocutor o diretor de Difusão Tecnológica da Secitec, Edvaldo de Vasconcelos. Os espectadores da palestra poderão adquirir o certificado de participação na plataforma EAD da Secitec. A senha será informada ao final da live.

Prof. Lucídio Cabral contou que um processo de otimização é entendido como uma ação de melhoria em momentos decisivos, por exemplo, a criação de sistemas informatizados inteligentes para agilizar o processo de distribuição de tarefas automaticamente. “Na hora de distribuir tarefas para um grupo, é necessário entender como cada um pode trabalhar melhor e delegar a tarefa para a pessoa mais eficiente para esta ação”, esclareceu o docente.

Em instituições públicas ou privadas, os sistemas inteligentes podem melhorar bastante a qualidade da prestação dos serviços para a população, em diversos setores. Na área de saúde, os sistemas dão apoio integral na tomada de decisão dos gestores das políticas públicas em saúde e, consequentemente, menos tempo é perdido com rotinas administrativas, fazendo com que os tratamentos e procedimentos sejam mais rápidos e efetivos.

* * *
Reportagem: Ascom com Assessoria de Comunicação do CI/UFPB
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia