Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra do professor e musicólogo Peter van Tour abre semestre do Programa Pós-Graduação em Música da UFPB

publicado: 22/02/2023 17h49, última modificação: 22/02/2023 17h52
Ação faz parte do Ciclo de Palestras Suécia-Brasil e acontecerá no dia 1º de março, por meio da Plataforma Zoom

O Programa Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá a Aula de Abertura do Semestre com a palestra do Professor e Musicólogo Peter van Tour (Örebro Universitet-Suécia), no dia 1º de março, às 10h, por meio da Plataforma Zoom (pelo link: https://oru-se.zoom.us/j/65294558136). A palestra faz parte do Ciclo de Palestras Suécia-Brasil e está inserido no Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFPB e a Örebro Universitet, no âmbito do Programa Linnaeus-Palme.

A palestra será proferida em inglês e versará sobre o tema “How to read and interpret a partimento” (Como ler e interpretar um Partimento). Entre os meses de fevereiro e abril, além da UFPB, a palestra está sendo apresentada pelo Prof. Van Tour nas seguintes instituições: Juilliard School (Nova York/EUA), Hochschule für Musik und Theater Hamburg (Hamburgo/Alemanha), Universität für Musik und darstellende Kunst (Viena/Áustria) e na Anton Bruckner Universität (Linz/Áustria).

Até algumas décadas atrás, a teoria composicional do século XVIII era estudada principalmente por meio de tratados impressos. As obras impressas de Fux, Mattheson, Heinichen, Rameau, Marpurg, Kirnberger e Koch representaram algumas das fontes mais proeminentes para o estudo da teoria composicional do século XVIII.

Ao longo das últimas décadas, no entanto, a historiografia desse assunto mudou gradualmente. Hoje, a história da teoria composicional do século XVIII integra cada vez mais perspectivas que são encontradas também em materiais manuscritos e de uma região geográfica mais ampla. Tais materiais cobrem as coisas que aconteceram em lugares onde os jovens aprendizes aprenderam a compor música. Especialmente os meios institucionalizados, relativamente bem documentados, dos conservatórios napolitanos e do Convento di San Francesco em Bolonha, que receberam a merecida atenção nas últimas décadas. O tema do contrapunto prattico foi ensinado por meio de solfejo (em aulas de canto), através de partimenti (em lições de contraponto baseado no teclado) e em contraponto escrito.

A palestra, segundo o Programa Pós-Graduação em Música da UFPB, mostrará que os partimenti mostram diferentes abordagens para o contraponto. A Escola de Francesco Durante, por exemplo, representava uma metodologia contrapontística diferente de sua escola rival, a Escola de Leonardo Leo. Ao estudar materiais documentais fotografados de arquivos principalmente italianos, a ideia é mostrar como se pode reconhecer essas diferentes abordagens do ensino e da aprendizagem contrapontística, além de apresentar as implicações que isso pode trazer para o intérprete em termos de metodologia de como lidar com partimenti.

Peter van Tour é Professor Associado em Teoria e Análise Musical da Örebro University, na Suécia. Realizou estudos em Pedagogia da Música (Conservatório de Brabante, Tilburg, NL), Musicologia (Universidade de Utrecht) e Teoria Musical (Royal College of Music, Estocolmo). Trabalhou como docente de Teoria Musical em várias instituições entre 1990 e 2020, a exemplo do Royal College of Music em Estocolmo, Gotland School of Music Composition em Visby, KU Leuven (Leuven, Bélgica) e a Academia Norueguesa de Música em Oslo (Noruega). Peter realizou estudos de doutorado em Musicologia Histórica na Universidade de Uppsala (2015) com a tese "Contraponto e Partimento: Métodos de Ensino de Composição na Nápoles do Final do Século XVIII".

Além de ensinar uma ampla paleta de disciplinas teóricas da música na Universidade de Örebro, está trabalhando em um novo projeto de pesquisa na Universidade de Uppsala em 2022-23 intitulado "A Fuga Italiana: Investigada através de Jovens Aprendizes em Nápoles e Bolonha do Século XVIII". Este projeto é financiado pela Stiftelsen Thuréus forskarhem och naturminne för kultur, natur, litteratur och konst. Desde 2019, Prof. van Tour é editor da revista internacional "Music Theory and Analysis" (Leuven University).

Reportagem: Aline Lins
Foto: Arquivo Pessoal