Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria da UFPB com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa promoverá vacinação de professores contra influenza
conteúdo

Notícias

Parceria da UFPB com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa promoverá vacinação de professores contra influenza

publicado: 11/05/2022 19h36, última modificação: 11/05/2022 19h36
Ação acontecerá nos dias 16 e 18 de maio

Foto: Kleide Teixeira

Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, nos dias 16 e 18 de maio será realizada uma campanha de vacinação contra a influenza, direcionada aos docentes da Universidade.

A ação foi idealizada pelo curso de Biomedicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPB), em cooperação com a SMS, responsável pela distribuição de vacinas no município de João Pessoa. A meta prevista é a imunização de 500 docentes da UFPB, tanto professores efetivos quanto professores substitutos. 

A gestão da Reitoria, por meio da Vice-reitora, Profa. Liana Filgueira, apoia esta ação pois, por muito tempo, o foco das ações de saúde tem sido a Covid-19 e isso influenciou a redução na procura pela vacina da influenza. Inclusive, os dados mostram que isso tem causado o aumento das internações hospitalares, afirmou a Vice-reitora. 

“A gestão da UFPB irá, junto com o idealizador do projeto, articular ações para ampliar essa ação da campanha para outros públicos da comunidade acadêmica, como técnicos administrativos, terceirizados e alunos, cobrindo toda a comunidade, visando colaborar para evitar a disseminação desse vírus dentro da Universidade”, comentou a Profa. Liana. 

Para participar da campanha, basta o docente comparecer ao local portando um documento oficial com foto e também apresentar uma declaração de vínculo impressa, que pode ser solicitada por por meio do Sistema Integrado de Gestão Recursos Humanos (SIGRH) da UFPB. A declaração deverá ser entregue no ato da vacinação.

A campanha acontecerá em um posto de vacinação que será montado no hall do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ao lado do espaço Copa com Saúde. No dia 16, o atendimento será realizado pela manhã, entre 8h30 e 11h30. Já no dia 18, ocorrerá à tarde, das 13h30 até às 16h30. 

Segundo o coordenador do curso de Biomedicina e um dos idealizadores da ação, Prof. Bruno Galvão, o intuito da ação é promover a ampliação da cobertura vacinal no grupo prioritário de professores. 

“Observamos que está tendo uma baixa procura por esse segmento, o grupo alvo da campanha de vacinação no Brasil. A importância de promover a campanha é justamente estimular que os docentes da UFPB possam ser imunizados contra o vírus da gripe”, destacou o Prof. Bruno Galvão.

O chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgolino, comentou sobre a importância da campanha e a realização dela na UFPB. “Estamos atendendo a um pedido de solicitação da UFPB para vacinar os professores. É extremamente importante essa parceria com a instituição de ensino,  pois a ação tem como objetivo facilitar o acesso dos professores em seu ambiente laboral à vacinação, possibilitando que estes estejam protegidos contra as formas graves da influenza", explicou Fernando. 

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Kleide Teixeira