Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria da UFPB com o Fulbright oferece cursos gratuitos de conversação em língua inglesa

publicado: 09/09/2022 12h31, última modificação: 09/09/2022 12h31
Oportunidades são anunciadas nas redes sociais; até esta sexta-feira (9), estão abertas as inscrições para o curso “Conversando sobre cultura Ano II”

Foto: Divulgação

Parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o programa de intercâmbio norte-americano Fulbright oferece cursos gratuitos de conversação em língua inglesa. As oportunidades são anunciadas por meio das contas do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Dlem), do recém-criado Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais ((Inelc) e do Projeto de Extensão Línguas Estrangeiras para a Comunidade (Prodele), no Instagram.

Até esta sexta-feira (9), por exemplo, estão abertas as inscrições para o curso “Conversando sobre cultura Ano II: aulas de língua inglesa para a comunidade”, mediante o preenchimento e do envio de formulário eletrônico. O curso será presencial, terá seis semanas de duração e é destinado àqueles que estão no Nível Intermediário e desejam praticar e aprimorar a habilidade da conversação.

“Não tem custo para os participantes e é aberto para a comunidade universitária e externa. Como parte da seleção, os candidatos devem anexar, no formulário online, link para áudio seu de até dois minutos falando em inglês”, explica Juliana Freire, professora e pesquisadora do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas (Dlem) e coordenadora do Fulbright na UFPB.

Em algumas semanas, serão abertas as inscrições para o curso Conversation Club III, que deve ter início em outubro e está na sua segunda edição. A primeira aconteceu em maio e junho deste ano, com 20 participantes e duração de seis semanas. “Este projeto faz parte de uma parceria entre o Dlem, o recém-criado Inelc, o Fulbright Brasil e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB. A ideia é ofertar uma série de cursos de línguas”, afirma Juliana Freire.

Os cursos são ofertados no âmbito do Fulbright ETA (English Teaching Assistant) 2022, programa do Fulbright, por meio do qual norte-americanos recém-formados vêm ao país para atuar como Assistente de Ensino de Inglês (ETA). Na UFPB, Harry Giliard é o assistente neste ano. A bolsista da graduação em Letras/Inglês Nicolly Gouveia colabora nas atividades.

“Este projeto tem o intuito de aprimorar o ensino de línguas e a internacionalização da UFPB. As atividades dos cursos são realizadas no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, no campus I, em João Pessoa. Após o período de inscrição, são informados dias e horários dos encontros e a sala”, conta a coordenadora do Fulbright na UFPB.

O Fulbright ETA está presente em quarenta universidades anfitriãs brasileiras. Os ETAs cooperam com os professores brasileiros e estão sob sua supervisão, enquanto assumem responsabilidades como ministrar aulas, criar materiais didáticos e desenvolver workshops e projetos relacionados.

O Fulbright, Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, foi criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, e já concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

Chegou ao Brasil em 1957 e suas bolsas já levaram mais de 4.900 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.400 norte-americanos para o Brasil. Outras informações sobre os cursos ofertados por meio desta colaboração da UFPB com o Fulbright podem ser obtidas pelo-e-mail juliana.freire@academico.ufpb.br.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins