Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria da UFPB com Portugal deve ampliar estudos sobre recursos naturais

Parceria da UFPB com Portugal deve ampliar estudos sobre recursos naturais

Colaboração também permitirá intercâmbio de estudantes e professores pesquisadores
publicado: 25/09/2019 20h10, última modificação: 25/09/2019 20h12
Intenção de cooperação foi sinalizada no dia 13 deste mês. Crédito: Divulgação

Parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, nas áreas de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, deve ampliar estudos sobre manejo e preservação de recursos naturais.

O convênio será assinado na segunda quinzena de outubro, em Vila Real, Portugal, entre o diretor da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias da UTAD e o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB Ricardo Romão Guerra.

“O propósito é atuar em áreas de pesquisa como nutrição animal, forragicultura, morfofisiologia animal, zoonoses, histopatologia, fertilidade do solo, melhoramento genético vegetal e ecologia”, conta Guerra.

A colaboração também permitirá o intercâmbio de estudantes e professores pesquisadores e realização de estudos em cooperação. “Desejamos incrementar a já pujante internacionalização dos Programas de Pós-Graduação do CCA, assim como aumentar a produção de artigos científicos qualificados conforme o Novo Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”.

Pesquisas produzidas pelo CCA já têm se destacado. Com esta parceria, a tendência é se sobressaírem cada vez mais. Nesta terça (24), por exemplo, pesquisadores do Centro de Ensino lançaram plano para alavancar produção de mandioca no Estado, prometendo gerar 30 toneladas por hectare, um aumento de 200%.

No mês passado, receberam voto de aplauso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por terem conseguido aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar em 75%.

A intenção de colaborar foi entregue no dia 13 deste mês, pela professora da UTDA Felisbina Queiroga, em reunião no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, em João Pessoa.

A UTAD é uma universidade pública localizada na cidade de Vila Real, em Portugal. A Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias incorpora os departamentos de Agronomia, de Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista, de Ciências Veterinárias e de Zootecnia.

Ascom/UFPB