Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Periódico da UFPB traz cinco artigos inéditos sobre computação nas engenharias

Periódico da UFPB traz cinco artigos inéditos sobre computação nas engenharias

publicado: 05/08/2021 11h42, última modificação: 05/08/2021 12h50
Trabalhos publicados em português e inglês podem ser conferidos gratuitamente

A nona edição do periódico da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Comunicações em Informática traz cinco artigos científicos inéditos sobre a computação nas engenharias. Os trabalhos, publicados em português e inglês, podem ser conferidos gratuitamente, na página eletrônica da revista científica, disponível no portal de periódicos da universidade. O próximo número será apresentado em dezembro.

Entre os artigos científicos originais desta nona edição, estão "Um novo olhar sobre o Fortran: da computação sequencial à paralela, de Omar Cortes"; "Uma proposta de tradutor automático com análise de emoções de textos em português brasileiro para Libras", de Rostand Costa e Vinícius Veríssimo; e "Desenvolvimento de Dashboards para análise de características geográfica e climáticas do Estado da Paraíba (PB) - Projeto Plataforma Multi-mapa PB", de Miguel Marques Ferreira, Helon David Macêdo Braz, Flávio Silva Vitorino Gomes e Joseito Oliveira Junior.

Também constam "Enxame auto-organizado de VANTs [Veículo Aéreo Não Tripulado] baseado apenas em orientação e distância relativa", de Thulio Amorim e Tiago Nascimento; e "Transmissão de áudio em tempo real sobre redes wireless IEEE 802.11 com foco em acessibilidade para o cinema digital", de Caio Marcelo Campoy Guedes, Danilo Assis Nobre dos Santos Silva e Guido Lemos Souza Filho.

O periódico Comunicações em Informática tem como editora-chefe a professora Liliane Machado e, na equipe de editores temáticos, os docentes Alisson Brito, Cleonilson de Sousa e Abel Lima Filho, do Centro de Informática da UFPB. Segundo Liliane Machado, nesta nona edição, estão incluídos artigos de fluxo regular, bem como relacionados à chamada temática de artigos sobre a computação nas engenharias.

Na edição anterior, os trabalhos foram sobre a computação na educação. “Estas chamadas temáticas inserem-se na perspectiva dos desafios da computação estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Computação e que enfatiza a necessidade da interdisciplinaridade na solução de problemas da sociedade. Assim, estas duas chamadas temáticas visaram enfatizar este aspecto, considerando a interface da computação com estas duas áreas: a educação e as engenharias”, explica a editora-chefe.

Ainda de acordo com a Profa. Liliane Machado, a revista tem a proposta de ser um veículo de publicação rápida de trabalhos e de relatos de projetos de pesquisa em estágio intermediário que apresentem resultados que permitam discussão científica. “Observamos que havia carência de revistas científicas que permitissem a publicação de trabalhos científicos neste estágio. Também é parte da sua missão publicar artigos sobre o estado da arte e desafios de áreas relacionadas à computação e suas interfaces com outras áreas, como saúde, educação e engenharias, dentre outras”, afirma a professora.

O periódico Comunicações em Informática recebe artigos em fluxo contínuo, com a primeira resposta em até três meses. Os trabalhos devem ser curtos, de até quatro páginas, porque a revista não pretende competir com periódicos voltados à publicação de pesquisas completas. São editados dois números por ano, um em junho e outro em dezembro. No novo Qualis, a revista está indicada como B3, de média relevância. Não há Qualis anterior porque foi lançada em 2017. A equipe do periódico atende pelo e-mail cominfo@di.ufpb.br.

Reportagem: Pedro Paz, com a colaboração de Madrilena Feitosa (Ascom/CI)
Edição: Aline Lins
Imagens: Reprodução/Comunicações em Informática