Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB em parceria com UFPI desenvolve nanopartículas com potencial contra câncer de pele
conteúdo

Notícias

Pesquisa da UFPB em parceria com UFPI desenvolve nanopartículas com potencial contra câncer de pele

Substância é produzida a partir de uma planta medicinal conhecida por “flor-do-cerrado” e “jenipapinho”
publicado: 14/01/2021 11h31, última modificação: 14/01/2021 16h09
Exibir carrossel de imagens O produto nanoparticulado possui alta eficácia contra células cancerígenas e baixa toxicidade contra células normais. Foto: Aline Lins

O produto nanoparticulado possui alta eficácia contra células cancerígenas e baixa toxicidade contra células normais. Foto: Aline Lins

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em colaboração mútua, desenvolveram nanopartículas com alto potencial para aplicação na produção de novos medicamentos com atividade antitumoral, especialmente para o tratamento de câncer de pele.

As nanopartículas foram desenvolvidas a partir da Tocoyena hispidula Standl (Rubiaceae), uma planta medicinal nativa do Brasil conhecida popularmente por “flor-do-cerrado”, “angelca” e “jenipapinho”, muito comum nas regiões Norte e Nordeste na forma de arbustos ou subarbustos.

Tradicionalmente, as raízes dessa planta são utilizadas no combate a dor de barriga e inflamação do útero. O estudo feito pelos pesquisadores das duas universidades federais acerca dos efeitos dessa planta sobre células tumorais humanas é pioneiro e os efeitos observados foram melhorados com o uso da nanotecnologia, através da encapsulação da droga extraída.

O projeto foi coordenado pelo professor da UFPB Juan Carlos Gonçalves, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF/UFPB) e pesquisador do Laboratório de Oncofarmacologia (OncoFar/UFPB), em parceria com a Universidade Federal do Piauí, e recebeu auxílio financeiro da FAPEPI. Além do professor Juan Gonçalves, também são responsáveis pela pesquisa os professores Anderson Nogueira Mendes e Mariana Helena Chaves, ambos da UFPI, e os alunos de pós-graduação da UFPI Elcilene Alves de Sousa, Felipe Alves Batista e Railson Pereira Souza.

A pesquisa vem sendo desenvolvida há três anos, tendo sido feitos os testes em células de melanoma in vitro. Os estudos pré-clínicos realizados pelo grupo de pesquisadores evidenciaram a atividade citotóxica antitumoral do extrato obtido das folhas de T. hispidula Standl, demonstrando o potencial dessas drogas para o desenvolvimento de novos medicamentos para o combate ao câncer.

O produto nanoparticulado possui alta eficácia contra células cancerígenas e baixa toxicidade contra células normais. A perspectiva agora é a obtenção de recursos para as próximas etapas: os testes in vivo e clínicos. “Ainda precisamos investigar os mecanismos da droga nessas células e avaliar sua toxicidade em animais, antes de avançarmos para os testes clínicos”, explica o professor Juan Gonçalves.

De acordo com o coordenador do projeto, desde 1995 tem ocorrido a aprovação clínica de nanopartículas com ação anticancerígena, como Doxil, Abraxane, etc. No entanto, nenhum medicamento desse tipo foi desenvolvido no Brasil ainda, apesar do enorme potencial e biodiversidade.

Assista à reportagem produzida pela TV UFPB sobre a pesquisa. 

* * *
Reportagem: Aline Lins