Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB estuda o processo de envelhecimento do sistema cardiovascular

Pesquisa da UFPB estuda o processo de envelhecimento do sistema cardiovascular

publicado: 29/11/2021 17h35, última modificação: 29/11/2021 17h36
Estudo será realizado a partir de compostos encontrados em plantas

Foto: Angélica Gouveia

O professor Isac Almeida de Medeiros, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordena uma pesquisa acerca do efeito de compostos denominados monoterpenos, encontrados em muitas plantas, como temperos, ervas e frutas, sobre o processo natural do envelhecimento cardiovascular.

O objetivo da pesquisa é analisar o efeito de 20 monoterpenos e avaliar qual deles apresenta a melhor resposta biológica ao modelo de envelhecimento cardiovascular (senescência). A pesquisa será realizada, inicialmente, com experimento, in vitro, em células endoteliais de veia umbilical humana (HUVEC). Após essa etapa, será escolhido o monoterpeno mais promissor e será realizada uma avaliação in vivo, ou seja, em modelo de envelhecimento acelerado no rato, durante oito semanas.

A partir dos experimentos in vitro e in vivo, será determinado o potencial antienvelhecimento da substância e será escolhida aquela de maior potência nos testes in vitro, avaliando a relação entre ela e sua influência sobre o processo de envelhecimento do sistema cardiovascular.

Este é um estudo pré-clínico e serão necessários estudos clínicos para que este produto possa um dia chegar ao mercado com segurança, eficácia e qualidade e traga benefícios para a saúde das pessoas. Por fim, uma importante relevância do ponto de vista tecnológico será a possibilidade de desenvolvimento de um produto inovador com potencial terapêutico sobre o envelhecimento, em especial no tocante ao sistema cardiovascular, impactante em termos de saúde pública em nosso país”, explicou o Prof. Isac Almeida de Medeiros.

Atualmente, a pesquisa, intitulada “Efeito de Monoterpenos sobre o Envelhecimento Cardiovascular: Papel da Senescência e suas vias de sinalização”, está em fase de realização de alguns experimentos-piloto e da caracterização dos modelos experimentais. Participam do projeto pesquisadores docentes e discentes de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) do CCS.

O projeto foi aprovado no Edital Universal lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) que visa apoiar pesquisas vinculadas aos Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmico ou profissional das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado da Paraíba. Os projetos aprovados serão financiados com o valor global de R$ 4 milhões e o prazo máximo de execução será de 36 meses.

Reportagem: Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins