Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB indica que alga spirulina trata impotência sexual
conteúdo

Notícias

Pesquisa da UFPB indica que alga spirulina trata impotência sexual

Testes em animais como ratos apresentaram resultados positivos
publicado: 26/08/2019 19h37, última modificação: 26/08/2019 19h37
Microalga é rica em proteínas, ácidos graxos, vitaminas e antioxidantes. Crédito: Reprodução/Algae-Lab.com

Microalga é rica em proteínas, ácidos graxos, vitaminas e antioxidantes. Crédito: Reprodução/Algae-Lab.com

Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) indica que a microalga Spirulina platensis, cuja composição se destaca pelos altos teores de proteínas, ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas e compostos antioxidantes, trata impotência sexual. A constatação se deu por meio de testes em animais como ratos.

Esta incapacidade e dificuldade em ter ou em manter uma ereção do pênis, causadas por fatores como obesidade e dietas hipercalóricas, atingem 59% dos homens brasileiros, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia, em 2014, com 1.506 entrevistados.

“Nós já temos as evidências de que o efeito ocorre. Agora, estamos na fase de investigar o mecanismo pelo qual se dá esse processo dentro do corpo de um animal”, conta a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Bagnólia Costa, que coordena os experimentos.

Em paralelo, a equipe de pesquisadores está produzindo a microalga em laboratório, a fim de preparar o medicamento em farmácia de manipulação, com o intuito de testá-lo em homens adultos.

A pesquisa teve início há seis anos e deve levar mais seis para apresentar resultados definitivos. Comercializada como suplemento alimentar, a hipótese de a spirulina ser uma nova solução para a disfunção erétil foi levantada “pelos seus constituintes e pelos vários relatos de ela ter atividade antioxidante”, explica Bagnólia Costa.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB