Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa da UFPB sobre o Programa Bolsa Família é finalista do concurso da ANPOCS

publicado: 30/09/2021 16h38, última modificação: 30/09/2021 16h39
O estudo destaca a desinformação e os inúmeros mitos sobre o programa

Foto: Angélica Gouveia

A tese de doutorado intitulada "A construção de uma vida digna e a batalha por legitimidade moral: Fronteiras Simbólicas no Programa Bolsa Família", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está entre as 15 finalistas do Concurso Brasileiro “ANPOCS de Teses e Dissertações”, edição 2021. O estudo foi realizado pela doutora Nínive Fonseca Machado, sob orientação da professora Simone Magalhães Brito, do Departamento de Ciências Sociais.

O concurso, um dos mais respeitados do Brasil na área, é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e é destinado às áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Estão concorrendo ao prêmio, em diferentes categorias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, defendidas no decorrer do ano de 2020.

A premiação para o primeiro lugar é a publicação da tese em formato de livro. A divulgação do resultado final será anunciada no 45º Encontro Anual da ANPOCS, que acontece no dia 19 de outubro.

O estudo das pesquisadoras da UFPB avaliou o Programa Bolsa Família (PBF), que ficou conhecido por ser um dos maiores programas de transferência de renda do mundo. Sua criação é oriunda de uma série de políticas públicas voltadas para o combate à pobreza no Brasil.

De acordo com a professora Simone Magalhães, a tese ajuda a entender como os valores morais podem influenciar nas políticas públicas, em especial no Programa Bolsa Família. “Ela busca analisar os embates morais suscitados pelo programa bolsa família, ou seja, como uma política extremamente relevante foi afetada pelas lógicas de exclusão e estigma”, destacou.

Os valores morais, segundo a docente, são a inferioridade e/ou superioridade, usados para caracterizar e compreender indivíduos. “Nossa sociedade atribui valores de inferioridade a pobres, negros e mulheres. Isso afeta diretamente suas vidas. Nesse caso específico da tese, os beneficiários do programa precisam lidar com a noção falsa de que possuem menos virtudes que outros”, pontuou.

O estudo foi realizado no bairro São José, um bairro periférico de João Pessoa, exclusivamente com mulheres. Alguns aspectos para escolha do local foram levados em consideração, como a concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, grande concentração de beneficiárias do Programa Bolsa Família residindo nele e o fato de existir no bairro um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A pesquisa também apresenta resultados sobre o cotidiano das beneficiárias e como o PBF poderia se tornar mais efetivo. Além disso, a pesquisa destaca a desinformação e os inúmeros mitos sobre o programa. “Ela apresenta as trajetórias da desigualdade no Estado e, principalmente, como meninas e mulheres tornam-se vítimas de desigualdade e exploração. Eu diria que, de modo geral, a importância da tese está em demonstrar a centralidade das categorias morais para a compreensão das políticas públicas e seus efeitos”, disse a professora.

Nínive Fonseca presta consultoria para o que hoje é o Ministério da Cidadania, avaliando políticas sociais há mais de 10 anos. A experiência profissional com as políticas da Assistência Social a levou a pesquisar a temática no doutorado.

Chamava-me a atenção como os discursos das pessoas, inclusive daqueles que trabalham para prover benefícios e serviços sociais, eram carregados de julgamentos morais sobre os usuários da Assistência Social. Todo mundo tem uma opinião sobre o Bolsa Família e, geralmente, essa opinião é carregada de preconceitos e estereótipos que estigmatizam as beneficiárias do programa”, afirmou a pesquisadora.

No concurso foram aceitas inscrições realizadas por Programas de Pós-graduação e Centros de Pesquisa filiados à ANPOCS (ver lista de filiados). O prêmio busca incentivar a produção científica e cultural no país, além de assegurar a difusão dos trabalhos de excelência acadêmica e intelectual.

Nínive disse que ficou muito feliz por sua tese ter sido selecionada pelo PPGS para concorrer ao prêmio da ANPOCS e por estar entre as finalistas do concurso. “O que me vem à cabeça com essa conquista é a minha trajetória, que se assemelha a tantas outras trajetórias de estudantes brasileiros, que só alcançam essas conquistas por causa da educação pública desse país. A indicação para esse prêmio me dá uma leve satisfação de que sim, valeu a pena, de que sim, a UFPB produz e pode produzir ciência e conhecimento em pé de igualdade com os demais centros universitários do país”, afirmou.

As pesquisas vencedoras serão anunciadas no dia 27 de outubro, às 17h30, e a sessão de premiação poderá ser acompanhada pelo canal da ANPOCS no Youtube. A tese de doutorado da pesquisadora pode ser acessada na íntegra no site do Repositório Institucional da UFPB.

Reportagem: Carlos Germano e Glaucy Grangeiro
Edição: Aline Lins