Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa do Departamento de Fisioterapia da UFPB recruta pacientes com insuficiência cardíaca para avaliação gratuita
conteúdo

Notícias

Pesquisa do Departamento de Fisioterapia da UFPB recruta pacientes com insuficiência cardíaca para avaliação gratuita

publicado: 16/03/2023 13h28, última modificação: 16/03/2023 13h47
Inscrições estão abertas para a comunidade acadêmica e para o público em geral

Um projeto de pesquisa desenvolvido no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está recrutando pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca crônica para avaliação fisioterapêutica gratuita. O objetivo do estudo, realizado em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e o Laboratório de Fisioterapia em Pesquisa Cardiorrespiratória (Lafipcare) da Universidade, é analisar a capacidade funcional, a qualidade de vida e o autocuidado desses pacientes. 

Podem se inscrever mulheres e homens com idade a partir dos 18 anos e com diagnóstico de insuficiência cardíaca crônica. É necessário apresentar exame de ecocardiograma.  “A ideia é correlacionar a capacidade funcional com a qualidade de vida, ou seja, será que os pacientes com insuficiência cardíaca que possuem uma melhor capacidade de exercício apresentam também uma melhor qualidade de vida?”, explicou a coordenadora do estudo, professora Tatiana Onofre.

Avaliação

Os interessados em participar do estudo podem se inscrever até o próximo mês de julho. O atendimento é realizado no Ambulatório de Fisioterapia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), às segundas, terças e sextas-feiras. O agendamento deve ser realizado por meio dos telefones 83 98129 6665 / 83 98879 3281 (WhatsApp). 

De acordo com a docente do Departamento de Fisioterapia UFPB, a avaliação dura, em média, 70 minutos e consiste na coleta de informações – sobre antecedentes patológicos e familiares, hábitos de vida e medicações utilizadas, por exemplo – e realização de exame físico, com aferição de sinais vitais e medidas antropométricas. Em seguida, explicou ela, é realizada a avaliação da capacidade funcional do paciente, medida por meio de dois testes: o teste de caminhada de seis minutos (TC6M) e o teste do degrau de seis minutos (TD6M).

No TC6M, o paciente caminha em um corredor de 30 metros durante seis minutos, sendo avaliada a distância total percorrida e as respostas clínicas e hemodinâmicas, a exemplo da frequência cardíaca. Já no outro teste, o TD6M, o paciente sobe e desce um degrau com altura padronizada, durante o mesmo intervalo de seis minutos, para checagem das respostas clínicas e hemodinâmicas e do número total de vezes que o paciente consegue realizar.

Para concluir a avaliação, são aplicados questionários para analisar a qualidade de vida do paciente e o nível de autocuidado com a doença. Cada pessoa avaliada recebe uma cartilha com os resultados dos testes aplicados com orientações de como melhorar a saúde do coração. 

A coordenadora informou ainda que, caso a pessoa tenha interesse e disponibilidade, ela será encaminhada para uma lista de espera para participação no programa de reabilitação cardiovascular oferecido pelo Ambulatório de Fisioterapia do HULW. As pessoas atendidas pelo programa recebem uma prescrição de exercícios individualizada e supervisionada. Mais informações sobre a avaliação fisioterapêutica gratuita estão disponíveis no Instagram do projeto. 

 

***

Reportagem: Milena Dantas

Edição: Aline Lins

Foto: Divulgação