Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB desenvolve estudo para criar sistema de monitoramento acadêmico usando inteligência artificial

publicado: 21/10/2021 15h02, última modificação: 21/10/2021 15h02
Objetivo é prever riscos de evasão de curso e reprovações no ensino superior

O pesquisador Aléssio Almeida, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está desenvolvendo um estudo para criação de um sistema de monitoramento acadêmico que utiliza inteligência artificial. A proposta de pesquisa foi um dos 59 projetos da UFPB aprovados no edital de Demanda Universal, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (Seect).

O projeto faz parte de uma agenda de pesquisa do Laboratório de Economia e Modelagem Aplicada (Lema) da UFPB, que visa melhorar a eficiência e efetividade da alocação de recursos na Educação a partir da utilização de modelagem de dados. A expectativa é aplicar diferentes técnicas de machine learning (“aprendizado de máquina”, em português) para prever riscos de evasão de curso e reprovações no ensino superior.

Inicialmente, serão utilizados dados experimentais do bacharelado em Ciência de Dados para Negócios da UFPB e, em seguida, a modelagem será expandida para os demais cursos de graduação da Universidade. No momento, a pesquisa está no processo de planejamento dos dados e dos modelos que serão aplicados. Os próximos passos estão relacionados à organização das tabelas de dados e estimação dos primeiros modelos.

Depois da coleta, as informações serão condensadas em um painel de acompanhamento que deverá servir para o monitoramento, em tempo real, do desempenho dos alunos, subsidiando políticas pedagógicas. Entre possíveis intervenções do sistema, o coordenador do projeto, Prof. Aléssio Almeida, citou mudanças de conteúdo, criação de materiais auxiliares, alterações no fluxograma das disciplinas e projetos de monitoria voltados a necessidades específicas de estudantes com maiores dificuldades.

O pesquisador avaliou a necessidade de editais como o da Fapesq em um cenário de escassez de recursos para financiar projetos de pesquisa e inovação científica. Ele também destacou o papel da UFPB no apoio aos pesquisadores.

“O edital é importante. No nosso caso, diante da necessidade de processamentos e análise de um amplo e variado conjunto de dados, é fundamental a disponibilidade de equipamentos com alto poder de processamento para fins de desenvolvimento e testes dos modelos. A UFPB também tem nos apoiado com diferentes editais internos, lançados nos últimos meses, e com o fornecimento de suporte institucional na formalização de parcerias”, afirmou.

Segundo o Prof. Aléssio, o projeto se encontra em uma posição privilegiada para construir um sistema inovador que é inédito não só na UFPB, mas em qualquer universidade federal do país. “Uma vez pronto, o sistema será oferecido à gestão da Universidade para implementação em qualquer curso da UFPB, tendo o potencial para impactar os cerca de 40 mil alunos da maior instituição de ensino superior da Paraíba”, ressaltou o pesquisador.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins