Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB é coautor de livro científico do ano

Pesquisador da UFPB é coautor de livro científico do ano

Publicação analisa a política comercial dos Estados Unidos
publicado: 06/11/2019 19h12, última modificação: 06/11/2019 19h12
Thiago Lima é professor do Departamento de Relações Internacionais. Crédito: Divulgação

O pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Thiago Lima é coautor, juntamente com Filipe Mendonça, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com Tullo Vigevani, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do  livro Poder e Comércio - a política comercial dos Estados Unidos (Editora Unesp), eleito a obra científica do ano pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), durante o 43º encontro anual da organização, em Caxambu/MG, no final de outubro.

A publicação discute a política de comércio internacional dos Estados Unidos com atenção às instituições norte-americanas responsáveis por sua formulação e execução. O período estudado é extenso, a partir do entreguerras até o início do século XXI, e se concentra na análise do papel dos Estados Unidos na dinâmica evolutiva do General Agreement on Tariffs and Trade (Gatt), da Organização Mundial de Comércio (OMC) e no exame detalhado de instituições especificamente norte-americanas, particularmente o United States Trade Representative (USTR).

Ao longo dos 11 capítulos, divididos de maneira temporal, em 457 páginas, questões de longo prazo também são tratadas, como, por exemplo, quais são os desafios e oportunidades percebidos pelas principais agências relacionadas à política comercial (USTR, Departamentos de Comércio, Agricultura, Tesouro, Estado) resultantes do fim da Guerra Fria ou como mudaram ao longo do tempo os constrangimentos criados pela política doméstica, especialmente pelo Congresso, sobre a política de comércio internacional.

A metodologia do livro é a das grandes narrativas, utilizada do mesmo modo que se utiliza a investigação documental e o diálogo com as teorias de relações internacionais e do comércio internacional, a fim de identificar as instituições estruturais de longa duração, assim como compreender as razões das mudanças. Segundo os autores, as forças que atuaram e atuam para mudanças na política dos Estados Unidos de comércio internacional têm a ver com processos de longa duração, que não podem ser explicados por mudanças conjunturais, ainda que essas tenham o seu peso.

Poder e Comércio - a política comercial dos Estados Unidos contou com o apoio de inúmeras agências de fomento e de universidades. Thiago Lima é professor e pesquisador do Departamento de Relações Internacionais e do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI), venceu o Prêmio Capes de Tese em Ciência Política e Relações Internacionais em 2015 e publicou, no ano passado, o livro O protecionismo agrícola nos Estados Unidos (Editora Unesp).

Ascom/UFPB