Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB lança livros sobre programação na engenharia civil e ambiental
conteúdo

Notícias

Pesquisador da UFPB lança livros sobre programação na engenharia civil e ambiental

Publicações podem ser úteis para inserção de estudantes das áreas no mercado de trabalho
publicado: 18/06/2020 00h08, última modificação: 18/06/2020 18h24
Os dois primeiros volumes da coleção trazem estudos de caso inspirados em mais de 30 anos de sala de aula do professor Francisco Jácome Sarmento. Foto: Renan Guerra Guilherme

Os dois primeiros volumes da coleção trazem estudos de caso inspirados em mais de 30 anos de sala de aula do professor Francisco Jácome Sarmento. Foto: Renan Guerra Guilherme

O pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Francisco Jácome Sarmento lançou, na última quinta-feira (4), dois volumes dos cinco que integram a coleção intitulada “Engenharia Civil e Ambiental – uma abordagem computacional”.

As obras estão disponíveis na plataforma digital Amazon. São dois títulos que tratam da ferramenta de programação utilizada (volume 1) e dos métodos numéricos empregados na solução dos problemas de engenharia (volume 2). A coleção irá lançar ainda métodos estatísticos (volume 3), modelos de otimização (volume 4) e tópicos de Inteligência Artificial (volume 5).

De acordo com o professor da UFPB, o conjunto dos livros tem o objetivo de familiarizar estudantes e profissionais com a programação de computadores como ferramenta de trabalho e pesquisa.

“Se, no passado, as máquinas substituíram a força física humana nas linhas de produção, no presente os algoritmos baseados em Inteligência Artificial ocupam crescente espaço no mercado de trabalho, antes exclusivo da capacidade cognitiva humana”, explica Jácome.

Segundo o pesquisador da UFPB, os livros foram construídos com a experiência de mais de 30 anos como docente e escritos a partir da didática utilizada em sala de aula.  “Os exemplos e estudos de caso abordados são do mundo real da engenharia e resolvidos por algoritmos de programação detalhados linha a linha, facilitando a compreensão”, destaca Sarmento.

Para Jácome, tem sido um desafio a formação de engenheiros com o perfil profissional caracterizado pelo uso de diversas ferramentas computacionais nas universidades. Conforme os pensamentos do professor da UFPB, os computadores aumentam as demandas e o potencial de programação.

“Cada vez mais potencializam a estrutura de serem máquinas programáveis, capazes de realizar, praticamente à velocidade da luz, as tarefas que alguém lhes traduza em uma linguagem de programação”, destaca.

O especialista da UFPB aponta que, com o acesso a ferramentas disponíveis gratuitamente na internet, é fundamental que professores orientem os alunos para que ampliem as possibilidades de trajetória profissional.

“O mercado de trabalho segue, de forma crescente, buscando formandos ‘turbinados’, que sejam capazes de realizar tarefas longas e repetitivas, fazendo uso da programação computacional”, reforça Jácome.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB