Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador da UFPB publica artigo sobre mitologia nórdica em periódico da Dinamarca
conteúdo

Notícias

Pesquisador da UFPB publica artigo sobre mitologia nórdica em periódico da Dinamarca

Estudo aborda a representação de figuras femininas míticas no século 19
publicado: 14/01/2021 11h15, última modificação: 14/01/2021 14h45
Compreender a época abordada no estudo – os Oitocentos – e suas produções artísticas é entender o mundo contemporâneo, na opinião do pesquisador. Crédito: Divulgação

Compreender a época abordada no estudo – os Oitocentos – e suas produções artísticas é entender o mundo contemporâneo, na opinião do pesquisador. Crédito: Divulgação

Um estudo de um professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre mitologia escandinava foi publicado na edição deste mês do periódico Perspective: Journal of art history, do Museu Nacional de Artes da Dinamarca.

artigo Unveiling the Destiny of a Nation: The representations of Norns in Danish Art (1780-1850) – Revelando o destino de uma nação: as representações das Norns na arte dinamarquesa (1780-1850), em tradução livre – é de autoria do pesquisador Johnni Langer, do programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), do Centro de Educação.

O objetivo do estudo foi investigar como a representação das Nornas (Norns em inglês)figuras femininas sobrenaturais que, segundo a mitologia escandinava, comandavam o destino de deuses e homens, influenciou a construção de uma identidade nacional no século 19.

De acordo com Langer, estudioso da mitologia nórdica desde o final dos anos 1990, esses mitos são parte da história da arte e da cultura ocidental, seja nas artes visuais (como em estátuas, fontes e outros monumentos públicos), na música ou na literatura, por exemplo.

Dessa forma, compreender a época abordada no estudo – os Oitocentos – e suas produções artísticas é entender o mundo contemporâneo, na opinião do pesquisador. “De maneira geral, culturalmente, todos somos ‘filhos do século 19’”, ressaltou.

O artigo completo do professor da UFPB está disponível em inglês e em dinamarquês, na página do influente periódico internacional sobre história da arte, o Perspective.

* * *
Reportagem: Milena Dantas