Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora da UFPB cria aplicativo para diagnosticar pessoas com zumbido
conteúdo

Notícias

Pesquisadora da UFPB cria aplicativo para diagnosticar pessoas com zumbido

O Avazum avalia a condição do paciente e reduz tempo de tratamento
publicado: 22/01/2020 18h53, última modificação: 22/01/2020 18h53
O problema no ouvido atinge quase 30 milhões de brasileiros. Crédito: Divulgação

O problema no ouvido atinge quase 30 milhões de brasileiros. Crédito: Divulgação

A pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Audição, Equilíbrio e Zumbido (Gepaez) e da Equipe Literacia de Inovação e Tecnologia em Saúde (Elits) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Hionara Nascimento, desenvolveu um aplicativo móvel para a realização de diagnósticos em pessoas com zumbido.

Com o nome de Avazum, o projeto visa solucionar dificuldades na avaliação do sintoma no ouvido, pois há uma demanda de tempo cansativa para pacientes e profissionais nos procedimentos tradicionais.

“Além de não ser um método interativo, o diagnóstico do sintoma é exaustivo tanto para o profissional quanto para o paciente. Sendo assim, houve a ideia de desenvolvimento do aplicativo para uma avaliação do zumbido com interatividade e centrada no usuário”, destaca Hionara.

Por meio do aplicativo, haverá benefícios para os usuários diante da possibilidade de direcionamento e de adequações de acordo com as queixas, as características e os sintomas deles.

“Isso beneficiará os pacientes, fazendo com que sejam encaminhados aos respectivos profissionais para uma avaliação mais detalhada, em qualquer lugar onde esteja usando o aplicativo. Além de receber dicas e orientações sobre o zumbido no momento do uso”, singulariza a pesquisadora.

Para Hionara Nascimento, o Avazum também contribui com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a redução do consumo e das perdas de papéis em protocolos tradicionais de saúde.

Avazum App

A abordagem metodológica utilizada no Avazum foi a Design thinking e suas etapas de desenvolvimento se situaram na imersão, análise, síntese, ideação e prototipagem. A partir daí, criou-se o recurso digital para avaliação interativa do zumbido.

Pela ausência de aplicativos com esse intuito, o desenvolvimento do Avazum se direcionou para linguagem de programação e elaborou-se com base na abordagem centrada no usuário do design inclusivo.

Hionara Nascimento destaca ainda que o projeto irá ser aprofundado em pesquisas futuras e poderá colaborar com diversos setores para amenizar o problema no ouvido.

Zumbido

O zumbido é descrito como uma percepção subjetiva de um ou vários sons na ausência de uma estimulação sonora externa. O sintoma acarreta estresse, insônia, falta de concentração, ansiedade e depressão para quem possui.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2018, cerca de 300 milhões de pessoas foram diagnosticadas com zumbido, o que corresponde a quase 20% da população mundial na época. No Brasil, aproximadamente 30 milhões de indivíduos apresentavam sintomas do zumbido.

Jonas Lucas Vieira | Ascom/UFPB