Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora da UFPB lança ebook com 47 receitas do mundo antigo e medieval
conteúdo

Notícias

Pesquisadora da UFPB lança ebook com 47 receitas do mundo antigo e medieval

publicado: 22/04/2021 13h50, última modificação: 23/04/2021 09h08
Estudo pioneiro apresenta hábitos alimentares desses períodos da História
Peixe na manteiga com alho poró. Receita da Era Viking típica da Ilha da Gotlândia, na Suécia

Quais eram os hábitos alimentares da aristocracia e dos camponeses na Idade Média? Esta é uma das curiosidades abordadas na obra “Na mesa com a História: a alimentação na Antiguidade, Era Viking e Medievo”, ebook lançado neste mês pela pesquisadora Luciana de Campos, pós-doutoranda em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a autora, que também integra o Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos da UFPB, o ebook é resultado de uma minuciosa pesquisa sobre história da alimentação à qual ela se dedica há 17 anos. “Cresci com avós e pais cozinhando e sempre tive grande curiosidade não só por saber cozinhar, mas por ir além e pesquisar receitas, para entender por que se come determinado alimento em determinada época, por exemplo”, contou Luciana.

As receitas apresentadas são baseadas em manuais de cozinha da Antiguidade, Era Viking e Idade Média e revelam tanto hábitos de reis e rainhas e da aristocracia, como das pessoas mais simples, como artesãos e comerciantes. Segundo ela, uma das constatações da vasta pesquisa realizada é que a comida dos camponeses, mais rústica, tinha sabores mais marcantes.

Uma das descobertas mais interessantes sobre os hábitos alimentares daqueles períodos da História, apontou Luciana, diz respeito a especiarias como cravo, canela e noz-moscada, bastante associadas hoje a comidas doces. “Na Idade Média, eles eram tão fascinados pelo sabor dessas especiarias que usavam também na comida salgada, não só na doçaria”, revelou a pesquisadora.

Outro achado está relacionado ao hábito de consumir bebida alcoólica  como acompanhamento das refeições. “Enquanto, geralmente, associamos o consumo de vinho ou cerveja, por exemplo, a um acompanhamento de uma refeição, na época antiga e medieval era muito mais comum que essas bebidas fizessem parte do próprio prato, para  produzir um molho ou preparar uma carne”. 

Além das receitas, o livro também é composto por ensaios e artigos sobre história da alimentação. Mais informações sobre o ebook (vendido em formato PDF) podem ser obtidas pelo Instagram (@fadacelta) ou pelo e-mail fadacelta@yahoo.com.br .

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação