Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora da UFPB sugere redução do tempo máximo para tratar câncer infantojuvenil
conteúdo

Notícias

Pesquisadora da UFPB sugere redução do tempo máximo para tratar câncer infantojuvenil

Legislação em vigor estabelece até 60 dias para neoplasia maligna no SUS
publicado: 27/08/2019 19h59, última modificação: 28/08/2019 15h20
Para médica, tratamento deve começar logo porque diagnóstico é demorado. Crédito: Reprodução/Google

Para médica, tratamento deve começar logo porque diagnóstico é demorado. Crédito: Reprodução/Google

Segundo a legislação em vigor, o paciente com neoplasia maligna, mais conhecida como câncer, tem direito de se submeter ao primeiro tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias, contados a partir de quando for firmado o diagnóstico em laudo patológico.

Contudo, a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família em Rede Nacional (ProfSaúde) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Melina Paiva sugere redução desse tempo para o câncer infantojuvenil, porque o diagnóstico é demorado.

“O diagnóstico do câncer em crianças e adolescentes pode ser mais demorado, visto que os sintomas apresentados na maioria dos casos são comuns a muitas doenças. Por essa razão, muitas crianças já chegam ao serviço com o câncer em estágio avançado, devido ao diagnóstico tardio”, argumenta Paiva.

Segundo a oncologista pediátrica, a dificuldade no acesso aos exames de estadiamento e quimioterápicos, leitos insuficientes de enfermaria e de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), escassas políticas públicas de saúde destinadas a esse grupo de pacientes e busca por tratamentos alternativos podem ser as possíveis causas para atraso no início do tratamento.

A pesquisa foi realizada no Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe, referência no tratamento de câncer na Paraíba. Durante o tempo do estudo, de junho de 2013 a junho de 2017, foram registradas 216 crianças com diferentes tipos de câncer, das quais 60 morreram, cinco delas antes mesmo de iniciar o tratamento, embora 98% tenham começado o tratamento antes de 60 dias.

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia maligna é a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil e a segunda causa de óbito desse grupo etário, superada somente pelos acidentes e mortes violentas.

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB