Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadoras da UFPB lançam catálogo sobre a obra de Lélia Gonzalez
conteúdo

Notícias

Pesquisadoras da UFPB lançam catálogo sobre a obra de Lélia Gonzalez

publicado: 03/09/2021 15h34, última modificação: 03/09/2021 15h35
Disponível para download gratuito, publicação pode ser ferramenta para educadores

 Foto: Oriel Farias

O catálogo digital “Lélia Gonzalez: relações étnico-raciais e lugares de re-existências” foi lançado nesta quinta-feira (02) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Organizada pelas pesquisadoras Amanda Christinne Nascimento Marques, Camila Duarte de Oliveira, Josineide da Silva Bezerra e Vivianne de Sousaa publicação é gratuita e está disponível para download no site da universidade.

O catálogo resultou do projeto de pesquisa “Mulher negra: trajetória de Lélia Gonzalez e sua importância para os estudos das relações étnico-raciais”, desenvolvido no Departamento de Ciências Básicas e Sociais (DCBS) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA).

A publicação é dividida em três partes: a primeira resgata a vida e a obra da feminista; a segunda apresenta livros e publicações científicas sobre a ativista; já a última parte consiste na compilação de materiais audiovisuais que podem servir de apoio para os educadores em sala de aula.

Referência para o movimento negro, a ativista mineira Lélia Gonzalez (1935-1994)colocou em pauta, de forma pioneira, as discussões sobre gênero e raça no Brasil, e construiu um legado relevante para a compreensão dessas relações étnico-raciais no país e na América Latina.

* * *
Reportagem: Aline Lins
Fotos: Oriel Farias/Divulgação