Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadoras da UFPB lançam e-book com dicas para turbinar imunidade
conteúdo

Notícias

Pesquisadoras da UFPB lançam e-book com dicas para turbinar imunidade

Material contém orientações e receitas para reforçar cuidados contra o novo coronavírus
publicado: 01/07/2020 19h36, última modificação: 01/07/2020 19h36
Projeto contribui com o fornecimento de informações à população sobre como melhorar a saúde e imunidade através dos alimentos. Crédito: Lais Chantelle e Isabelle Brito/Reprodução

Projeto contribui com o fornecimento de informações à população sobre como melhorar a saúde e imunidade através dos alimentos. Crédito: Lais Chantelle e Isabelle Brito/Reprodução

Pesquisadoras do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras, no Brejo paraibano, lançaram o e-book “Turbine sua imunidade: alimentos saudáveis e com propriedades funcionais em tempos de pandemia” com conceitos e receitas de alimentos e nutrientes para aumentar imunidade e reforçar o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A professora Catherine Carvalho, uma das autoras do trabalho, afirma que a ideia surgiu com o objetivo de desmistificar informações equivocadas sobre a pandemia da Covid-19 e reforçar a necessidade de segurança em saúde e alimentar.

“Muito tem se falado em imunidade e como ela poderia ajudar, de alguma forma, a nos proteger mais efetivamente da ação do novo coronavírus. Formulamos um material sobre a importância da alimentação na imunidade nesse processo de pandemia”, explica Catherine.

Segundo a professora Isabelle Brito, outra autora do e-book, muitas especulações têm sido divulgadas com a promessa de trazer algo milagroso para a população. Desde eficácia na cura até a impossibilidade de contrair a infecção.

“Isso acontece mesmo diante dos esclarecimentos pelos órgãos de saúde de que o contágio pode existir quando entramos em contato com o vírus. Diante disso, o trabalho foi desenvolvido baseado na literatura científica, contendo alguns conceitos sobre imunidade, alimentos funcionais, nutrientes e suas potencialidades, além de receitas saudáveis”, conta Isabelle.

O projeto evidencia a relação entre nutrição e imunidade e traz estudos atuais com a perspectiva do tema "Nutrição e Coronavírus". Também são distinguidos dados sobre a necessidade de uma alimentação adequada em época de pandemia e a importância do equilíbrio neste momento.

“É necessário pensar no organismo e suas necessidades como um todo, baseando-se na perspectiva das orientações trazidas pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde. Reforçamos o resgate da regionalidade, do preparo do próprio alimento, da importância de se utilizar os alimentos ‘de verdade’. Ou seja, os in natura e minimamente processados”, reforça Catherine.

As professoras da UFPB ressaltam que a população tem de se basear na dieta de cada indivíduo. Os alimentos devem fornecer não um nutriente isolado, mas “um conjunto de macro, micronutriente e compostos bioativos que possam atender às demandas do organismo”. Para elas, só assim será possível promover saúde e fortalecer a imunidade.

“Não existe nutriente isolado ou fórmula mágica para promover saúde, muito menos curar a Covid-19. Mas o fornecimento dos diversos nutrientes de que o corpo necessita pode gerar um equilíbrio orgânico e contribuirá para o funcionamento do sistema imunológico e do organismo como um todo”, alerta a professora Isabelle.

Catherine Carvalho lembra ainda que as necessidades diárias de nutrientes de um indivíduo devem ser avaliadas por um nutricionista. A professora espera que o material desenvolvido pela UFPB possa contribuir com o fornecimento de informações à população sobre como melhorar a saúde e imunidade através dos alimentos.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB