Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadoras da UFPB vão auxiliar gestores da Educação Básica

Pesquisadoras da UFPB vão auxiliar gestores da Educação Básica

Selecionadas em chamada pública produzirão revisões bibliográficas para subsidiar políticas públicas
publicado: 18/09/2019 18h01, última modificação: 18/09/2019 18h06
Trabalhos serão sobre letramento em português e habilidades socioemocionais. Crédito: Editora Viseu/Reprodução

As pesquisadoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Juliana Saraiva e Marilene Salgueiro foram selecionadas por chamada pública para realização de revisão sistemática da literatura e/ou meta-análise sobre, respectivamente, letramento em português e habilidades socioemocionais, na área de tecnologias educacionais aplicadas à Educação Básica. Ao todo, dez pesquisadores foram aprovados. Haverá também revisões sobre letramento em matemática.

Estes estudos sobre o impacto do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação subsidiarão gestores e educadores para tomadas de decisões qualificadas com relação a investimentos em tecnologias educacionais de modo a dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem e na gestão de redes de ensino.

As propostas selecionadas receberão recursos no valor global de R$ 9 mil na forma de bolsas de pesquisa. Poderão ser custeadas também passagens e diárias para participação em eventos presenciais sobre a chamada para os coordenadores das propostas, que deverão ser executadas até 20 de dezembro deste ano.

A chamada é uma iniciativa conjunta do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Ministério da Educação (MEC), da Rede IEB e do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).

Confira, abaixo, os dez pesquisadores selecionados:

Letramento em Matemática

Adriana Aparecida de Lima Terçariol - Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Carloney Alves de Oliveira - Universidade Federal de Alagoas

João Coelho Neto - Universidade Estadual do Norte do Paraná – campus de Cornélio Procópio

Wagner da Silveira Marques - Universidade Cândido Mendes

Letramento em Português