Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB criam embalagem que evita surgimento de fungos no pão de hambúrguer
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB criam embalagem que evita surgimento de fungos no pão de hambúrguer

Material do produto é feito do óleo de orégano, erva com propriedades antissépticas
publicado: 28/05/2020 20h48, última modificação: 28/05/2020 20h48
A embalagem aumenta o tempo de prateleira de dez para 25 dias, período no qual não ocorre o desenvolvimento dos organismos eucariontes. Crédito: Flávio Gomes

A embalagem aumenta o tempo de prateleira de dez para 25 dias, período no qual não ocorre o desenvolvimento dos organismos eucariontes. Crédito: Flávio Gomes

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram uma embalagem ativa para o pão de hambúrguer, a partir do óleo essencial de orégano. O produto foi desenvolvido pelo doutorando Flávio Gomes, sob a orientação da professora Solange de Sousa, no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Análise Sensorial, no campus III, em Bananeiras.

A embalagem ativa interage quimicamente com o pão de hambúrguer, a fim de evitar o crescimento de fungos filamentosos. Ela aumenta o tempo de prateleira do alimento de dez para 25 dias, período no qual não ocorre o desenvolvimento dos organismos eucariontes. Além disso, viabiliza impressão global e atribui características sensoriais aceitáveis pelos consumidores, como odor e sabor de orégano.

A pesquisa surgiu quando foram observados relatos de consumidores que acabavam comprando pães de hambúrguer em supermercados e eram surpreendidos pelo surgimento de fungos, mesmo o produto estando dentro do prazo de validade estabelecido. 

A produção da embalagem se deu a partir do uso do acetato de celulose, utilizando-se o método “casting”, técnica verde, por meio da qual é possível fabricar folhas de plástico biodegradável em larga escala, com a transformação de formulações aquosas de substâncias naturais (como o amido e o colágeno) em películas finas de alta transparência.

Para a obtenção de melhores resultados, foram testadas várias concentrações do óleo essencial de orégano e diversas análises microbiológicas, físico-químicas, sensoriais e de propriedades mecânicas.

De acordo com o pesquisador, o trabalho é impactante, pois além de contribuir para oferta de um produto de qualidade, traz respostas extremamente positivas, tanto para o comércio, devido ao aumento do prazo de validade, quanto para a saúde dos consumidores. 

“Ao evitar o crescimento de fungos, evita-se doenças causadas pela ingestão de substancias químicas e tóxicas - as micotoxinas - produzidas pelos fungos”, afirma Flávio Gomes. 

O invento possui patente registrada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova) e foi desenvolvido de 2016 a 2018. "O projeto foi fruto do meu curso de mestrado, resultando em uma dissertação e em um artigo científico. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e contribuem para a resolução de uma demanda social”, comemora o pesquisador.

* * *
Reportagem: Carlos Germano | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB