Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB criam mapa dinâmico com índice de desenvolvimento humano de todos municípios do país
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB criam mapa dinâmico com índice de desenvolvimento humano de todos municípios do país

Para municípios paraibanos, mapa extra apresenta evolução dos casos de covid-19
publicado: 13/11/2020 00h00, última modificação: 13/11/2020 00h00
O mapa dinâmico apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por estado e por munícipio, nas dimensões de longevidade, educação e renda. Crédito: Labimec/UFPB

O mapa dinâmico apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) por estado e por munícipio, nas dimensões de longevidade, educação e renda. Crédito: Labimec/UFPB

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criaram um mapa dinâmico para apresentar o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) em todo o Brasil. 

A ferramenta, lançada nesta semana, foi desenvolvida pelos professores Cássio Besarria, coordenador do Labimec, e  Diénert Vieira. Para os municípios da Paraíba, foi disponibilizado um mapa extra, com uma linha do tempo de casos de covid-19, desde o início da pandemia. 

Segundo Cássio Besarria, o mapa dinâmico apresenta o IDHM por estado e por munícipio, nas três dimensões do desenvolvimento humano – longevidade, educação e renda –, que podem ser visualizadas de forma agrupada ou isolada (neste caso, o mapa tem uma cor diferente para cada dimensão escolhida). 

Os dados disponibilizados refletem o mais recente mapa do IDHM do Brasil, de 2010, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

O desenvolvimento de cada cidade é calculado a partir de informações do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando as chances de se levar uma vida longa e saudável, de se ter acesso ao conhecimento e de ter uma renda per capita que seja suficiente para suprir necessidades básicas. 

O índice varia de 0 a 1, sendo 1 o maior desenvolvimento. Já o mapa dinâmico da covid-19, que apresenta uma linha do tempo de registro de casos e de óbitos (acumulados e novos) nos municípios na Paraíba, foi criado, por sua vez, com base nos dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

* * *
Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB