Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB debatem censura à cultura no Brasil

Pesquisadores da UFPB debatem censura à cultura no Brasil

Discussões começam nesta quinta-feira (12), com leitura e estudo do texto “Isto não é censura”
publicado: 11/03/2020 17h34, última modificação: 11/03/2020 17h34
Mesa-redonda será no Centro de Ciências Jurídicas, em João Pessoa. Foto: Angélica Gouveia

A linha de pesquisa “Cidadania e Direitos Culturais”, do Observatório de Políticas Culturais (Observacult) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), debate, nesta quinta-feira (12), censura à cultura no Brasil, a partir da leitura e do estudo do texto “Isto não é censura: a construção de um conceito e de um objeto de pesquisa”, da pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Cristina Castilho Costa, disponível online. Os diálogos começam a partir das 19h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), campus I, em João Pessoa.

O grupo é coordenado pela professora do CCJ Renata Rolim e pretende analisar legislações sobre a liberdade de expressão, bem como divulgar casos de censura às artes ocorridos no Brasil e na Paraíba, em parceria com artistas, movimentos culturais e organizações que defendem a democracia.

De acordo com um dos coordenadores do grupo, o pesquisador e advogado Gabriel Moura, a censura volta à tona hoje no Brasil diante da fragilidade das políticas públicas de cultura e de todo um projeto político autoritário.

“O propósito da linha de pesquisa é combater os ataques à liberdade de expressão artística e cultural. Quando se argumenta que uniformizar a cultura é perpetuar a ignorância, percebemos o encontro com a desconstrução da censura que será realizado no grupo e vamos dialogar sobre isso”, destaca.

Ascom/UFPB