Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB e do Reino Unido propõem pesquisas sobre violência, migração e cidades inteligentes
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB e do Reino Unido propõem pesquisas sobre violência, migração e cidades inteligentes

Projetos são resultado de workshop da British Academy na semana passada, em Brasília
publicado: 16/03/2020 17h26, última modificação: 16/03/2020 17h26
Estudos devem ser aprovados em 45 dias e nortear, por oito meses, a mobilidade entre os pesquisadores britânicos e da UFPB. Foto: Divulgação

Estudos devem ser aprovados em 45 dias e nortear, por oito meses, a mobilidade entre os pesquisadores britânicos e da UFPB. Foto: Divulgação

Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Henrique Menezes e Marcos Alan Ferreira participaram do Workshop de Pesquisa e Política Reino Unido-Brasil, organizado pela instituição de fomento à pesquisa britânica British Academy e pelo Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), na semana passada, de 10 a 12 de março, em Brasília. 

Projetado para reunir os atuais e ex-bolsistas do Newton Fund, iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia, o encontro culminou em propostas de mobilidade para os 30 pesquisadores participantes.

O tema "Repensando as intervenções culturais na violência urbana juvenil no Brasil e no Reino Unido", foi indicado por Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB).

"Agência política, presença de migrantes e recursos culturais", por Peter Lugosi (Oxford Brooks Univ.), Thiago Allis (USP), Ross Forman (Univ. Warwick), Mark Lewis (Univ. of Arts of London) e Marcos Alan Ferreira (UFPB)

Já o tópico “Cidades inteligentes sustentáveis: elementos para o engajamento multissetorial no Reino Unido e no Brasil", foi sugerido por Mas'ud Ibrahim (Coventry Univ.) e Henrique Menezes (UFPB).

Caso aprovadas, as propostas nortearão, por oito meses, a mobilidade entre os especialistas britânicos e da UFPB. O deferimento ou não dos projetos deve ser anunciado em um prazo de quatro a seis semanas.

 Os temas refletem a diversidade interdisciplinar dos pesquisadores, assim bem como as finalidades do Newton Fund e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, o professor Henrique Menezes também representou o Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFPB.

Norteado a partir da questão “Como uma sociedade mais justa e inclusiva pode ser definida e criada através da cooperação entre disciplinas?”, o workshop foi aberto pelo embaixador do Reino Unido no Brasil, Sr. Vijay Rangarajan, e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Jose Luis Figueiredo.

Ascom/UFPB