Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB lançam app que ajuda a cuidar da prótese dentária
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB lançam app que ajuda a cuidar da prótese dentária

publicado: 14/12/2022 17h33, última modificação: 14/12/2022 17h33
Aplicativo dá dicas de cuidado e oferece orientações gratuitas com especialistas

Foto: Elidiane Poquiviqui

Os pesquisadores e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) André Batista, Edson Hilan, Luciano Perez e Paulo Bonan lançaram app que ajuda a cuidar da prótese dentária. O aplicativo dá dicas de cuidado e oferece orientações gratuitas com especialistas. O app “Cuidado com as próteses dentárias” já está disponível na plataforma online Glide. Em breve, poderá ser baixado no Google Play e na App Store.

Na tela principal do app há informações sobre quais os tipos de próteses dentárias que existem no mercado, como cuidar delas, quando é preciso trocá-las, entre outras dicas valiosas. Se o paciente tem alguma dúvida, basta realizar um cadastro, informar o tempo de uso da prótese, dizer se está machucando, se está solta, se há algum problema na mastigação e, em seguida, enviar fotos da prótese dentária que usa.

Um especialista receberá essas informações, avaliará cada detalhe e fornecerá orientações de como o paciente deve proceder. Tudo isso por meio do app. “É inédito no Brasil um aplicativo que permite o contato direto de usuários de próteses dentárias e especialistas”, afirma Edson Hilan, professor e pesquisador do Departamento de Clínica e Odontologia Social e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFPB e um dos desenvolvedores do software.

Edson Hilan reforça que o objetivo do app é auxiliar pessoas que usam próteses dentárias quanto à limpeza, cuidados e, em alguns casos, esclarecer sobre a necessidade de troca da prótese. “Esse é um projeto que pretende atender toda a Paraíba. Qualquer pessoa que use prótese dentária, independentemente do local em que a tenha feito, no público ou privado, que queira alguma orientação de forma remota sobre os cuidados com as próteses dentárias, poderá usufruir do aplicativo móvel”.

Segundo o professor e pesquisador da UFPB, no sistema público [de saúde] brasileiro, existem alguns núcleos de telessaúde que atendem a algumas demandas da odontologia. No entanto há escassez de projetos de teleodontologia nos países em desenvolvimento.

Paulo Bonan conta que o app surgiu a partir do interesse de professores do curso de Odontologia da UFPB em dar um maior suporte técnico-científico às pessoas que usam próteses dentárias e têm dificuldade de ter algum acompanhamento ou orientação quanto à condição do aparelho protético.

“De certa forma já existia aproximação com algumas pessoas por meio das clínicas da Universidade ou até de profissionais cirurgiões-dentistas que enviavam dúvidas, casos clínicos por WhatsApp, tudo muito informal. E o aplicativo vem no intuito de ampliar esse acesso a toda a população, de formalizar esse apoio e ampliar o escopo de ações”, garante.

Luciano Perez espera que o aplicativo proporcione expansão dos conhecimentos sobre as próteses dentárias, melhoria da higiene bucal dos usuários de próteses dentárias, reforço nos cuidados com as próteses, bem como orientar a mobilidade dos usuários dentro dos serviços de saúde bucal no SUS e oportunizar espaços de trocas de experiências entre pacientes e especialistas.

Ele garante que as informações, dados e imagens enviadas são armazenadas exclusivamente pelos desenvolvedores do aplicativo e servirão exclusivamente para finalidade de teleorientação e uso acadêmico. Os pacientes não serão identificados durante os estudos e suas identidades serão preservadas. O desenvolvimento do app foi financiado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal.

***
Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins
Foto: Elidiane Poquiviqui