Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB lançam livro com orientações para enfermeiros em cirurgias

Material traz técnicas, práticas e procedimentos para o intra e pós-operatório imediato
publicado: 10/07/2020 18h05, última modificação: 10/07/2020 18h05
Obra científica aborda, em 18 capítulos e aproximadamente 400 páginas, atuação de profissionais de enfermagem durante cirurgias gerais e por videolaparoscopia. Crédito: Aurilene Cartaxo/Reprodução

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram o livro “Compêndio de Enfermagem Cirúrgica no intra e pós-operatório imediato” para detalhar condutas que devem ser executadas pelos profissionais de enfermagem durante a realização de cirurgias gerais e por videolaparoscopia.

A obra foi produzida pelos professores Aurilene Cartaxo, Betânia dos Santos, Elzir Pontes, Iolanda Beserra, Leila Fonseca e Sonia Josino. Todos fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Pessoa em Condições Críticas da UFPB.

De acordo com a organizadora do livro, professora Aurilene Cartaxo, o material é direcionado a estudantes e profissionais de saúde que atuam em centros cirúrgicos de hospitais. A iniciativa dos pesquisadores foi condensar conhecimentos relacionados a saberes, técnicas, práticas e procedimentos para serem adotados no campo da enfermagem cirúrgica.

“O livro está estruturado em 18 capítulos, que permitem ao leitor uma inicialização e compreensão especializada da prática realizada em instrumentação cirúrgica. Desde o procedimento preparatório até o pós-operatório imediato à cirurgia”, explica Aurilene.

A professora revela que, entre os tópicos abordados, os leitores encontrarão na obra informações sobre a estrutura física dos centros cirúrgicos e orientações para a operacionalização das atividades requeridas nos serviços executados neles.

“Há detalhes sobre a assistência de enfermagem prestada aos pacientes nos centros cirúrgicos, até as primeiras 24 horas após a cirurgia na Unidade de Recuperação Pós-Anestésica. Conceitos essenciais até mesmo para a iniciação de um setor com centro cirúrgico, não só aquele que já esteja em funcionamento”, enfatiza Aurilene.

Segundo a professora da UFPB, a linguagem da obra é científica e voltada para a profissionalização. São aproximadamente 400 páginas que buscam “preservar os ensinamentos técnicos-científicos adotados na literatura da área e repassados pelos professores no desenvolvimento do ensino e aprendizagem”.

Aurilene argumenta ainda que os apontamentos do livro servirão “tanto para a assistência como para a gestão dos serviços, além de contribuir para a preservação de postulados éticos da profissão de enfermagem”. Interessados em adquirir a obra “Compêndio de Enfermagem Cirúrgica no intra e pós-operatório imediato” devem encomendá-la diretamente com os pesquisadores, por meio do perfil do grupo de estudos da UFPB no Instagram.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB