Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB lançam livro sobre cultura de paz, conflitos e segurança

Pesquisadores da UFPB lançam livro sobre cultura de paz, conflitos e segurança

Obra tem colaboração de cientistas do Brasil, Portugal, Moçambique e Estados Unidos
publicado: 21/05/2020 17h42, última modificação: 21/05/2020 17h42
Em 16 capítulos, são discutidos temas como feminismo, reconciliação e justiça. Crédito: Reprodução/Organizadores/Autor Desconhecido

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançarão, na próxima segunda-feira (25), o livro “Estudos para a paz: conceitos e debates” com a organização do professor Marcos Alan Ferreira. Além dele, colaboram como organizadores Roberta Maschietto e Paulo Kuhlmann.

Interessados em acompanhar o lançamento, pela plataforma digital Cisco Webex a partir das 14h, devem solicitar inscrição até domingo (24), pelo e-mail rhmaschietto@gmail.com. Na mensagem, devem ser indicados nome e vínculo institucional.

De acordo com o professor da UFPB, Marcos Alan Ferreira, o livro traz um debate ainda incipiente no Brasil e que, em outros países, já existem mais de 60 programas de mestrado ou graduação na temática

“Os estudos para paz e conflitos só agora começaram a se consolidar no Brasil através da Rede de Pesquisas sobre Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança. Nesse sentido, a obra permitirá aos leitores conhecer este campo do conhecimento e entender temáticas centrais para Relações Internacionais e Ciência Política, tais como: violência e Estado, operações de paz, gênero e paz, conflitos armados, reconciliação pós-conflito e educação para a paz”, explica.

Segundo Marcos Ferreira, os estudos para a paz podem ser entendidos quando se quer examinar a espiral da violência gerada por fenômenos sociais como o crime.

“É fundamental lidar com as estruturas da sociedade que alimentam a violência. Essas contradições envolvem um contexto permanente de desigualdade, preconceito e pobreza. Portanto, não só a violência direta deve ser transcendida, mas também a estrutural e a cultural”, endossa o professor.

Em 16 capítulos, a obra trata de temas como a discussão dos conceitos básicos em estudos para a paz, as operações de paz, arte e paz, debates feministas sobre a paz, reconciliação e justiça, metodologia e educação para a paz.

O pesquisador da UFPB afirma que, por se tratar de um livro introdutório no formato de manual didático, os conteúdos podem ser aproveitados por estudantes, professores e interessados em compreender “a paz dentro da universidade e as suas implicações sociais”.

Marcos Alan ressalta ainda que a obra é resultado de colaboração internacional com pesquisadores de Portugal, Moçambique, Estados Unidos e Brasil. Quem tiver interesse em adquiri-la, pode solicitar pelo e-mail do professor da UFPB marcosferreira@ccsa.ufpb.br ou procurar em sites de livrarias.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB