Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB recebem voto de aplauso na ALPB
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB recebem voto de aplauso na ALPB

Grupo conseguiu aumentar produtividade do plantio da cana-de-açúcar em 75%
publicado: 21/08/2019 19h08, última modificação: 21/08/2019 19h09
Genótipos da planta apresentaram produtividade de 80 t por hectare. Crédito: Divulgação

Genótipos da planta apresentaram produtividade de 80 t por hectare. Crédito: Divulgação

Os pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Bruno Rosendo, Fábio Mielezrski e Guilherme Podestá receberam voto de aplauso na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) por terem conseguido aumentar a produtividade do plantio da cana-de-açúcar em 75%.

A façanha foi obtida a partir do manejo nutricional e da adaptação de genótipos da planta. Este é o primeiro resultado de pesquisas coordenadas pelo Grupo de Estudo Sucroenergético (Gesucro) da UFPB, na Fazenda Experimental Chã de Jardim, no campus II, em Areia.

Segundo Fabio Mielezrski, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do CCA, a correção do solo com calcário aumentou o número de toneladas de cana por hectare da cana-planta, como é chamada a cana de primeira colheita. A maioria dos genótipos estudados apresentou aumento, alguns chegando até 50% de acréscimo.

O resultado, de acordo com o pesquisador, é promissor, considerando que a média produtiva na Paraíba é de 45,771 toneladas de cana por hectare, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Alguns genótipos da pesquisa apresentaram produtividade média de 80 toneladas por hectare.

A pesquisa analisa também o manejo da população de plantas por hectare em plantio convencional, comparando a produtividade de baixas e de altas densidades de gemas, que no primeiro ano de cultivo apresentaram resultados semelhantes.

Realizada sob o método de colheita manual, o resultado pode ser diferente na colheita mecanizada. O tempo de estudo para resultados definitivos é de cinco anos, para que seja mais bem avaliado o comportamento da cana-soca, como é chamada a cana de segundo corte.

Produtores e pesquisadores interessados nas pesquisas devem entrar em contato com Bruno Rosendo, presidente do grupo de estudo, através do e-mail bruno_resondo500@hotmail.com.

Ascom/UFPB