Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB são premiados em concurso do tesouro nacional

Pesquisadores da UFPB são premiados em concurso do tesouro nacional

Estudo analisa a incerteza macroeconômica e os seus efeitos fiscais
publicado: 04/12/2020 18h37, última modificação: 04/12/2020 18h37
São autores do artigo premiado Wellington Lacerda, da UFPE, e Cássio Besarria, Daniella de Oliveira e Edilean Aragón, da UFPB. Crédito: Cássio Besarria sobre arquivos pessoais

Três pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obtiveram o segundo lugar no XXV Prêmio do Tesouro Nacional, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O artigo Incerteza Macroeconômica e os Seus Efeitos Fiscais: Uma Análise a partir de Processamento de Linguagem Natural e Modelos Dinâmicos Estocásticos de Equilíbrio Geral (DSGE) foi premiado na categoria Monografias.

São autores do trabalho Wellington Lacerda, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e os pesquisadores da federal paraibana Cássio Besarria, Daniella de Oliveira e Edilean Aragón. Eles foram os únicos representantes do Nordeste na premiação nacional.

De acordo com o professor Cássio Besarria, que é coordenador do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB, o trabalho buscou analisar os efeitos de choques de incerteza macroeconômica em uma economia com regras fiscais.

Um dos resultados encontrados aponta que o choque de incerteza macroeconômica tem efeitos recessivos típicos, com redução de produção e consumo e aumento da dívida pública.

No mês passado, o professor foi premiado no I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), por desenvolver, junto com outro pesquisador do laboratório da UFPB, Diénert Vieira, um aplicativo de monitoramento e previsão de indicadores fiscais no Brasil.

A 25ª edição da premiação contemplou trabalhos na área de finanças públicas, nas categorias “Monografias” e “Soluções”. Podiam participar na modalidade Monografias servidores públicos, professores, estudantes, profissionais liberais e pesquisadores da área.

Os autores dos três melhores trabalhos nessa categoria foram premiados com valores de R$ 20 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

Reportagem: Milena Dantas | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB