Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores da UFPB serão agraciados com Comenda Darcy Ribeiro, pela Assembleia Legislativa da Paraíba

publicado: 13/12/2022 19h00, última modificação: 15/12/2022 15h02
A proposição foi da Deputada Cida Ramos

Foto: Angélica Gouveia

Nesta sexta-feira (16), a partir das 15h, nove pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) serão agraciados, pela Assembleia Legislativa da Paraíba, com a Comenda de Incentivo à Educação Darcy Ribeiro, em reconhecimento por figurarem na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Standford, dos Estados Unidos, e publicada em 10 de outubro de 2022.

A proposição foi da Deputada Cida Ramos, e de acordo com o projeto de resolução da concessão da comenda, a condecoração visa reconhecer a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UFPB.

“Esse seleto grupo de pesquisadores evidencia a qualidade da pesquisa realizada na UFPB e coloca a Instituição entre as mais representativas do país. É o resultado de muito trabalho e a constante busca em produzir conhecimento científico que contribua para o avanço da ciência”, declarou a Deputada no documento de concessão da outorga.

O levantamento da Standford foi fundamentado nas citações da base de dados Scopus e avalia o impacto e a relevância dos pesquisadores e dos trabalhos científicos, reunindo o grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. A distinção aos pesquisadores foi relacionada ao impacto de suas produções acadêmicas, avaliado a partir das citações de seus artigos.

A sessão de outorga da comenda será realizada de forma híbrida, no Plenário José Mariz, no prédio da Assembleia Legislativa, com transmissão pelo sistema virtual de videoconferência da ALPB.

Confira o nome dos pesquisadores da UFPB que serão agraciados com a Comenda Darcy Ribeiro

Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física - CCEN)

Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas - CCS )

Valdir Barbosa Bezerra (Dep. de Física - CCEN)