Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadores de música da UFPB realizam concertos e aulas na Suécia

Pesquisadores de música da UFPB realizam concertos e aulas na Suécia

Internacionalização tem propiciado trocas acadêmicas e culturais em distintos países
publicado: 28/02/2020 17h50, última modificação: 02/03/2020 11h23
Intercâmbio é financiado pelo governo sueco, no âmbito do Programa Linnaus-Palme. Foto: Divulgação

Pesquisadores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão realizando intercâmbio cultural e acadêmico na Universidade de Örebro, na Suécia, dentro do Programa Linnaus-Palme, financiado pelo governo sueco.

O intercâmbio prevê a mobilidade de dois professores e três alunos de cada instituição, por ano. No dia 17 de janeiro, três alunos da UFPB, da área de música erudita, viajaram para a Suécia. São eles: Carolina Guimarães (violino), Estevão Batista (canto) e Juan Ardila (clarinete).

De acordo com o professor do Departamento de Música, Felipe Avellar, a UFPB estabeleceu há quase um ano o Acordo de Cooperação Acadêmica para firmar o intercâmbio entre as duas instituições.

“Em março do ano passado, a comissão da Suécia se reuniu diretamente com a reitora Margareth Diniz, que assegurou apoio integral ao desenvolvimento do Programa na UFPB. Esse projeto faz parte da política de internacionalização da instituição, dando suporte integral às ações”.

A UFPB é a terceira universidade brasileira que conta com a parceria da Universidade de Örebro. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade de Brasília (UNB) foram as primeiras.

Para o professor Felipe Avellar, que também está na Suécia para ministrar disciplinas e apresentar palestras, “os alunos estão vivenciando um crescimento artístico sem precedentes, ao longo desta experiência na Europa”.

O estudante Estêvão Batista conta que está vivenciando um sonho realizado com a experiência na Universidade de Örebro. “Sempre tive o sonho de estudar música fora do Brasil. Consegui passar nas etapas e agarrei a oportunidade. A ficha só caiu quando chegamos no Aeroporto da Suécia. Foi uma sensação de desbravar o desconhecido”, comemora.

Firmado no ano passado, o projeto está em seu primeiro ano. Ainda neste semestre, entre os meses de março e abril, deverá ser lançado o segundo edital de seleção para o programa.

Ascom/UFPB