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Pesquisas da UFPB para Educação Básica receberão investimento de quase R$ 700 mil da Fapesq

publicado: 14/10/2021 18h04, última modificação: 14/10/2021 18h07
Projetos foram selecionados para contribuir com a resolução de problemas da educação básica na Paraíba

Dois projetos de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram selecionados no Edital Nº 35/2021, divulgado pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Os projetos vão receber apoio financeiro do Governo do Estado destinado a pesquisas científicas aplicadas à Educação Básica na Paraíba. Dois dos três projetos selecionados são da UFPB, e o terceiro é da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Da UFPB, foram aprovadas as propostas “Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB): Inovação e desenvolvimento para uma gestão educacional fundamentada em dados”, orçada em R$ 348 mil, e “Formação continuada na educação básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional”, orçada em R$ 349 mil. 

Coordenado pelo Prof. Uyguaciara Veloso, do Centro de Educação (CE) da UFPB, o primeiro projeto busca subsidiar a formulação de políticas públicas, práticas de gestão e planejamento da educação básica mais integradas às demandas e necessidades do segmento, com a criação de uma ferramenta informatizada de gestão de dados quantitativos e qualitativos. 

O segundo estudo é orientado pela Profª Ana Cláudia Rodrigues, do CE, que objetiva desenvolver um projeto de Formação Continuada para docentes, organizado a partir da proposta curricular da rede estadual de ensino da Paraíba. A meta é elevar a qualidade educacional e alcançar melhores patamares na garantia do direito à educação e à aprendizagem escolar. 

Já a UFCG teve aprovado o projeto “Currículo e formação continuada docente: práticas e desafios da contemporaneidade”, orçado em R$ 350 mil. Coordenado por Marcia Candeia Rodrigues, tem por objetivo sistematizar, mapear e descrever propostas curriculares implantadas ou em implantação no estado da Paraíba nas etapas do ensino fundamental e médio e suas modalidades. 

O intuito do edital é fomentar pesquisas aplicadas com investigações que estejam comprometidas com solucionar os desafios da melhoria das políticas e práticas da Educação Básica, aplicando metodologias que favoreçam a interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar. Além disso, também é promovida a participação ativa dos atores envolvidos, visando a superação de desigualdades educacionais nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica.

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Reportagem: Ascom/UFPB com informações da Fapesq/PB
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia